Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medrado, Andrea | - |
Autor(es): dc.contributor | Inocêncio, Luana | - |
Autor(es): dc.contributor | Saldanha , Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Júlia Andréia Braga de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34065 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919699 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho adota uma abordagem com inspiração na etnografia digital com o objetivo de analisar e entender as dinâmicas entre seguidores e influenciadores digitais na rede social Instagram. O estudo se inicia analisando o conceito de rede social e seus diferentes significados para então pensar como se formam os vínculos sociais a partir das interações geradas e mediadas nesse meio. Para embasar o histórico dessa pesquisa, são utilizados autores como Primo (1999), Sibilia (2008) e Recuero (2014). O trabalho aborda também o histórico de evolução do Instagram enquanto ferramenta de interação e o surgimento dos influenciadores digitais como líderes de opinião no ciberespaço. Além disso, estuda o ambiente das redes sociais, com destaque para o Instagram, analisando a relação dos interagentes da plataforma e influenciadores digitais tendo em vista as noções de credibilidade e autenticidade diante da auto exposição do ser. Para alcançar meus objetivos de pesquisa utilizei de oito postagens selecionadas dentro do perfil da influenciadora artificial Lil Miquela @lilmiquela. A abordagem utilizada tem inspiração na metodologia de etnografia virtual, com descrição e análise de conteúdos e comentários. | - |
Descrição: dc.description | This study draws from the digital ethnography approach in order to analyse and understand the dynamics between followers and influencer on Instagram. I start by analysing the concept of social networks and its different meanings to explore how social ties are formed from such interactions and how they are mediated in this environment. For the literature review, I borrow ideas rom authors such as Primo (1999), Sibilia (2008) and Recuero (2014). I also address how Instagram evolved into a tool for interaction and how digital influencers feature as opinion leaders on cyberspace. Additionally, I focus on the social media environment, and particularly on Instagram, analysing the relationship between platform users and digital influencers, incorporating the notions of credibility and authenticity in a context of self-exposure. In order to achieve this, I analyse nine posts selected in the profile of the artificial influencer Lil Miquela - @lilmiquela, using an approach inspired by the digital ethnography methodology, describing and analysing their contents and comments. | - |
Descrição: dc.description | 84 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Influenciadores digitais Artificiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Netnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Miquela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Credibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberespaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital artificial influencers | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Bond | - |
Palavras-chave: dc.subject | Netnography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Netnography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Credibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Miquel | - |
Título: dc.title | A tendência agora é outra! Influenciadores artificiais e as dinâmicas de interação no instragram: um estudo de caso sobre Lil Miquela | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: