Educação Física na educação de jovens e adultos: debate sobre ser facultativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rosa Malena de Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1214808052035005-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8557004448134357-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Osvaldo do Carmo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2688500289073703-
Autor(es): dc.creatorVicente, Paulo Ricardo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919690-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso partiu do questionamento à facultatividade da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com objetivo de analisar o ensino da Educação Física presente na EJA, destacando sua contribuição para a formação de sujeitos críticos e emancipados para tentar concluir se a Educação Física deve ou não ser facultativa para alunos que cumpram jornada de trabalho igual ou superior a seis horas, que possuam mais de trinta anos de idade, que tenham filhos/as, que estejam na fase inicial do serviço militar ou que sejam público-alvo da educação especial. Introduzo este trabalho contando um pouco da minha história, minha formação na Universidade Federal Fluminense (UFF) e sobre como eu cheguei ao tema proposto. Nos dois primeiros capítulos, trago um breve resgate histórico da EJA e da Educação Física, buscando fazer uma definição de cada uma individualmente para então, no terceiro, analisá-las juntas através de cinco pesquisas que trazem essa realidade em cidades e instituições pelo Brasil para debater se essa facultatividade ao aluno faz ou não sentido. Foi possível compreender o quão importante é a formação do educador para capacitá-lo e transformar positivamente a história da Educação Física nesta modalidade da Educação Básica.-
Descrição: dc.description35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Título: dc.titleEducação Física na educação de jovens e adultos: debate sobre ser facultativo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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