Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bronz, Deborah | - |
Autor(es): dc.contributor | O’Dwyer, Eliane Cantarino | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Raquel Oliveira Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6014190729404144 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34055 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919689 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação, me proponho a realizar uma análise do campo da educação ambiental crítica dentro dos projetos de educação ambiental exigidos como medida de mitigação do licenciamento ambiental federal dos empreendimentos marítimos de petróleo e gás. Busco, para tanto, compreender o conjunto de moralidades e ideologias que são transmitidas aos educadores e caracterizar as relações entre os atores sociais que ocupam posições diversas nesse campo, seus papeis sociais e os efeitos sociais gerados por esses projetos. Por meio da análise da produção acadêmica dos especialistas da educação ambiental crítica, e da observação participante nas formações ministradas por eles, além de entrevistas com educadores, pude entender como se constrói essa vertente da educação ambiental. Os trabalhadores desses projetos têm como objetivo apoiar, instrumentalizar e fomentar as comunidades a praticarem a incidência política e o controle social nos espaços participativos da gestão ambiental pública. Além de operacionalizar esse objetivo comum a todos os PEAs, existem outras expectativas com relação ao que se espera do trabalho do educador na percepção dos outros atores sociais – gestores do projeto, funcionários do Ibama e das empresas de petróleo. Através da produção de diversos documentos, sistematizações, registros fotográficos que é comprovado o “sucesso” do projeto, sendo uma das funções do educador realizar essa tarefa de gerar “evidências”. Todos os PEAs têm como objetivo discutir a política no âmbito da cidadania, mas essa delimitação do debate político é feita de forma a alienar questões de ordem política as inserindo enquanto problemas solucionáveis com técnicas administrativas ou soluções organizacionais. Ou seja, gerando um efeito análogo a uma “máquina antipolítica" dentro destes espaços. | - |
Descrição: dc.description | In this dissertation I propose an analysis of the Critical Environmental Education within environmental education projects. Those projects are part of the necessary legal requirements for the mitigation actions of the federal environmental licensing for marine oil and gas enterprise. In this paper I try to understand which morality and ideology are entrusted to the educators of such projects, understand the relationships between the social actors of this field, and the social roles of those educators in this context in addition to the social effects generated by those projects. Through bibliographic analysis, observations of the team training, and interview with those educations, I try to understand how the critical environmental education is formed. I present which ideological bases differs this aspect of the environmental education from the others and I observe that the educators of those projects have the aim to support, instrumentalize, and foment the community to practice the political incidence and the social control in the participative spaces of the public environmental management. In this sense, the educators must generate “successes proofs” to the social actors as the project management, Ibama employees, and oil and gas enterprise through the production of documents, photography, and systematizations that proves the project “success”. All the Education Environmental Projects have the goal to discuss the politics in a scope of citizenship. Despite that, those delimitations are created to alienate political issues, generating an analog effect to an “antipolitics machine” within those projects. | - |
Descrição: dc.description | 127 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciamento Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moralidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical Environmental Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Licensing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moralities | - |
Título: dc.title | O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: