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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5317329230664991 | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Luciano Damasceno Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35353 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919676 | - |
| Descrição: dc.description | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio traz, em sua habilidade EM13MAT1OS4 para a área de Matemática, a questão da investigação e interpretação de taxas e índices de natureza socioeconômica para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos. Em Ciências Sociais, um índice muito utilizado para se medir desigualdades é o Índice de Gini. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é oferecer um texto introdutório, orientado para o professor da Escola Básica, sobre este importante índice. As informações sobre tal índice surgem em livros didáticos para a Educação Básica, e se apresentam de forma fragmentada, ora enfatizando a parte de Ciências Humanas, ora a parte matemática. Por outro lado, discutir questões sociais na aula de Matemática da Educação Básica ainda é um fato raro, seja pelo currículo extenso, seja pelo despreparo do professor de Matemática. Deste modo, espera-se que o texto introdutório sobre o índice de Gini e a Curva de Lorenz, contribua com a formação continuada dos professores de Matemática da Educação Básica, e consequentemente, para as discussões sobre a desigualdade social, na sala de aula de matemática. | - |
| Descrição: dc.description | 91 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índice de Gini | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curva de Lorenz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Título: dc.title | Uma introdução aos medidores de desigualdade social: índice de Gini e curva de Lorenz | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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