Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Losekann, Luciano Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9494643475315811 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cohen, Claude Adélia Moema Jeanne | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0614423550718350 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Mônica Maria Apolinário | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4110723936726229 | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcanti, Igor da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33719 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919673 | - |
Descrição: dc.description | Os royalties são fundamentais para a economia brasileira e fluminense. Nos últimos anos com o aumento da produção de petróleo e de seu preço, a dependência econômica aos royalties se tornou ainda maior. Entres os diferentes estados produtores de petróleo, destaca-se o Rio de Janeiro e seus municípios. O estado do Rio de Janeiro se sobressai não apenas por ser o maior produtor de petróleo do país, mas também por ser juntamente com os seus municípios os mais dependentes das rendas petrolíferas. A monografia busca estudar quais seriam os impactos da Crise Sanitária do COVID-19 e da Transição Energética nas receitas municipais fluminense no médio e longo prazo; como a demanda por petróleo e seu preço irão se comportar no futuro e como devem variar as rendas dos royalties petrolíferos diante dessas flutuações. O estudo realizado nesta monografia, apresenta que dois dos três cenários estudados para o comportamento do mercado petrolífero até 2050, as receitas do petróleo irão variar negativamente. Nesses dois cenários que apresentam queda de demanda por petróleo, ocorre uma queda de 63% média das rendas petrolíferas se comparado com as de 2021. Os cenários que apresentam quedas das receitas petrolíferas, são aqueles que representam um maior compromisso das autoridades públicas no combate às Mudanças Climáticas. Evidenciando assim que é fundamental tratar em conjunto o dinamismo da economia dos municípios fluminenses e transição energética. | - |
Descrição: dc.description | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petróleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-Sal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Royalties | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transição energética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dependência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petróleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-sal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Royalties | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança climática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dependência econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transição energética | - |
Título: dc.title | O impacto da crise do Covid-19 e da transição energética no mercado de petróleo mundial e implicações para o estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: