Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Rogério Haesbaert da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gasparello, Arlette Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Sônia de Oliveira Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | André, Philipe Braga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919646 | - |
Descrição: dc.description | Iniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede. | - |
Descrição: dc.description | In 2009 the Conexão Educação program started as a pilot project in some of Rio de Janeiro state schools with the objective of producing reliable, real-time information for the Secretary of Education through the intensive use of information technology. Later (2010) the program expanded to all state schools. The program stablished a different spatio-temporality in schools than the one inherited from Scientific Modernity and deployed in Brazil in late 19th century. The aim of this study therefore is to understand and evaluate the changes brought by the stablishment of that program. The first chapter begins by laying out the theoretical and historical dimensions connecting Modernity, Post-Modernity, time-space and education following a brief overview of the recent history of the implementation of a modern school shape in Brazil in late 19th century and the beginning of the 20th century highlighting the spatio-temporal dimensions of the process. The second chapter discusses the theories of four different authors that theorized about spatio-temporal dimension of schools and education. Finally, the third chapter discusses the design, characterization and evaluation of the Conexão Educação program and its consequences over spatio-temporal dimension of Rio de Janeiro state schools. | - |
Descrição: dc.description | 165 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Conexão Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço-tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forma escolar moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conexão Educação Program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education Policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Space-time | - |
Palavras-chave: dc.subject | School space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernity | - |
Título: dc.title | Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: