Implicações socioespaciais da restrição da oferta do ensino público estadual no Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiordani, Ana Cláudia Carvalho-
Autor(es): dc.contributorGirotto, Eduardo Donizeti-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivaldo Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Enio José Serra dos-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Monica Dias Peregrino-
Autor(es): dc.creatorSilva, Suzana Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919635-
Descrição: dc.descriptionPor mais de uma década o Estado do Rio de Janeiro tem sido palco para a execução de políticas públicas educacionais destinadas ao atendimento de interesses econômicos neoliberais. Dentro desse contexto, com o intuito de reduzir custos e melhorar os índices educacionais, dezenas de escolas estaduais foram fechadas. O fechamento dessas escolas, no âmbito do Município do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2018, é o objeto desta tese, que buscou responder a seguinte questão: Quais as implicações socioespaciais atreladas ao fechamento de escolas públicas estaduais no Município do Rio de Janeiro? Para responder a essa questão foi estabelecido como objetivo geral: compreender, as condições geo-históricas e as consequências socioespaciais intrínsecas à restrição da oferta do ensino público estadual no Município do Rio de Janeiro tendo em vista a justiça territorial urbana. E como objetivos específicos: i) estabelecer uma revisão teórica sobre Geografia da Educação e Justiça Territorial; ii) determinar a coimplicação entre o quantitativo de escolas fechadas e a redução de matrículas; iii) Evidenciar como os aportes teóricometodológicos da Geografia da Educação e da Justiça Territorial ajudam a compreender o fechamento de escolas; iv) Desvelar a lógica espacial do fechamento de escolas e suas implicações socioespaciais. Visando criar meios para que essa discussão possa ser apropriada pelo campo de investigação geográfica é utilizada como solo teórico a interseção entre Geografia da Educação e Justiça Territorial. A metodologia operacional empregada está pautada em métodos mistos de coleta, descrição e análise de dados. Como resultados observa-se um elevado número de escolas fechadas e matrículas extintas, além de uma drástica redução do quantitativo de professores, contexto associado principalmente à “otimização” de turmas, pautadas no argumento tendencioso de combate à ociosidade dos espaços escolares. Em face desses resultados, considerou-se necessário expor as políticas educacionais empregadas no processo de fechamento de escolas e comprovar a restrição da experiência escolar para os grupos sociais menos favorecidos.-
Descrição: dc.descriptionFor more than a decade, the State of Rio de Janeiro has been the stage for the execution of public educational policies aimed at meeting neoliberal economic interests. Within this context, in order to reduce costs and improve educational rates, dozens of state schools were closed. The closure of these schools, within the scope of the Municipality of Rio de Janeiro between 2010 and 2018, is the object of this thesis, which sought to answer the following question: What are the socio-spatial implications linked to the closure of state public schools in the Municipality of Rio de Janeiro? To answer this question, the general objective was established: understanding the geohistorical conditions and socio-spatial consequences intrinsic to the restriction of the provision of state public education in the Municipality of Rio de Janeiro with a view to urban territorial justice. And as specific objectives: i) establishing a theoretical review on the Geography of Education and Territorial Justice; ii) determining the co-implication between the number of closed schools and the reduction in enrollment; iii) Highlighting how the theoretical-methodological contributions of the Geography of Education and Territorial Justice help to understand the closure of schools; iv) Unveiling the spatial logic of school closures and their socio-spatial implications. Aiming to create means so that this discussion can be appropriated by the geographic field of investigation, the intersection between Geography of Education and Territorial Justice is used as theoretical ground. The operational methodology used is based on mixed methods of data collection, description and analysis. As a result, there is a high number of closed schools and extinct enrollments, in addition to a drastic reduction in the number of teachers, a context mainly associated with the “optimization” of classes, based on the biased argument of combating idleness in school spaces. In view of these results, it was considered necessary to expose the educational policies used in the school closing process and prove the restriction of the school experience for less favored social groups.-
Descrição: dc.description120 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFechamento de Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça Territorial-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Closing-
Palavras-chave: dc.subjectGeography of Education-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorial Justice-
Título: dc.titleImplicações socioespaciais da restrição da oferta do ensino público estadual no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.