Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Giordani, Ana Cláudia Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Girotto, Eduardo Donizeti | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivaldo Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Enio José Serra dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Monica Dias Peregrino | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Suzana Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919635 | - |
Descrição: dc.description | Por mais de uma década o Estado do Rio de Janeiro tem sido palco para a execução de políticas públicas educacionais destinadas ao atendimento de interesses econômicos neoliberais. Dentro desse contexto, com o intuito de reduzir custos e melhorar os índices educacionais, dezenas de escolas estaduais foram fechadas. O fechamento dessas escolas, no âmbito do Município do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2018, é o objeto desta tese, que buscou responder a seguinte questão: Quais as implicações socioespaciais atreladas ao fechamento de escolas públicas estaduais no Município do Rio de Janeiro? Para responder a essa questão foi estabelecido como objetivo geral: compreender, as condições geo-históricas e as consequências socioespaciais intrínsecas à restrição da oferta do ensino público estadual no Município do Rio de Janeiro tendo em vista a justiça territorial urbana. E como objetivos específicos: i) estabelecer uma revisão teórica sobre Geografia da Educação e Justiça Territorial; ii) determinar a coimplicação entre o quantitativo de escolas fechadas e a redução de matrículas; iii) Evidenciar como os aportes teóricometodológicos da Geografia da Educação e da Justiça Territorial ajudam a compreender o fechamento de escolas; iv) Desvelar a lógica espacial do fechamento de escolas e suas implicações socioespaciais. Visando criar meios para que essa discussão possa ser apropriada pelo campo de investigação geográfica é utilizada como solo teórico a interseção entre Geografia da Educação e Justiça Territorial. A metodologia operacional empregada está pautada em métodos mistos de coleta, descrição e análise de dados. Como resultados observa-se um elevado número de escolas fechadas e matrículas extintas, além de uma drástica redução do quantitativo de professores, contexto associado principalmente à “otimização” de turmas, pautadas no argumento tendencioso de combate à ociosidade dos espaços escolares. Em face desses resultados, considerou-se necessário expor as políticas educacionais empregadas no processo de fechamento de escolas e comprovar a restrição da experiência escolar para os grupos sociais menos favorecidos. | - |
Descrição: dc.description | For more than a decade, the State of Rio de Janeiro has been the stage for the execution of public educational policies aimed at meeting neoliberal economic interests. Within this context, in order to reduce costs and improve educational rates, dozens of state schools were closed. The closure of these schools, within the scope of the Municipality of Rio de Janeiro between 2010 and 2018, is the object of this thesis, which sought to answer the following question: What are the socio-spatial implications linked to the closure of state public schools in the Municipality of Rio de Janeiro? To answer this question, the general objective was established: understanding the geohistorical conditions and socio-spatial consequences intrinsic to the restriction of the provision of state public education in the Municipality of Rio de Janeiro with a view to urban territorial justice. And as specific objectives: i) establishing a theoretical review on the Geography of Education and Territorial Justice; ii) determining the co-implication between the number of closed schools and the reduction in enrollment; iii) Highlighting how the theoretical-methodological contributions of the Geography of Education and Territorial Justice help to understand the closure of schools; iv) Unveiling the spatial logic of school closures and their socio-spatial implications. Aiming to create means so that this discussion can be appropriated by the geographic field of investigation, the intersection between Geography of Education and Territorial Justice is used as theoretical ground. The operational methodology used is based on mixed methods of data collection, description and analysis. As a result, there is a high number of closed schools and extinct enrollments, in addition to a drastic reduction in the number of teachers, a context mainly associated with the “optimization” of classes, based on the biased argument of combating idleness in school spaces. In view of these results, it was considered necessary to expose the educational policies used in the school closing process and prove the restriction of the school experience for less favored social groups. | - |
Descrição: dc.description | 120 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fechamento de Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça Territorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Closing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography of Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorial Justice | - |
Título: dc.title | Implicações socioespaciais da restrição da oferta do ensino público estadual no Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: