Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Helder de Pádua | - |
Autor(es): dc.creator | Aratani, Nathan | - |
Autor(es): dc.creator | Aruda, Guilherme Oliveira de | - |
Autor(es): dc.creator | Antonio, Mateus Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Heliete Feitosa | - |
Autor(es): dc.creator | Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone | - |
Autor(es): dc.creator | Contrera, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34784 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919621 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Objective: To understand the experience of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic. Method: A exploratory study with a qualitative approach was carried out with 36 nursing students in a Brazilian public university. The data were collected by videoconference, and the semi-structured interviews were submitted for content analysis. Results: Two categories emerged: “Being a nursing student in times of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching” and “Transformations in students’ daily lives at the beginning of the pandemic”. The students’ experiences were exhausting and stressful, interfering with their health and well-being. The participants’ daily lives were marked by changes, especially in the experience withemergency remote teaching, which required the development of adaptive strategies. Conclusion: The planning and use of health promotion strategies and continuoussupport for students who experienced the context of the pandemic through nursing programs become important. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental Health | - |
Título: dc.title | Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa | - |
Título: dc.title | Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: