Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Helder de Pádua-
Autor(es): dc.creatorAratani, Nathan-
Autor(es): dc.creatorAruda, Guilherme Oliveira de-
Autor(es): dc.creatorAntonio, Mateus Fernandes-
Autor(es): dc.creatorMatos, Heliete Feitosa-
Autor(es): dc.creatorGiacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone-
Autor(es): dc.creatorContrera, Luciana-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Andreia Insabralde de Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34784-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919621-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionObjective: To understand the experience of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic. Method: A exploratory study with a qualitative approach was carried out with 36 nursing students in a Brazilian public university. The data were collected by videoconference, and the semi-structured interviews were submitted for content analysis. Results: Two categories emerged: “Being a nursing student in times of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching” and “Transformations in students’ daily lives at the beginning of the pandemic”. The students’ experiences were exhausting and stressful, interfering with their health and well-being. The participants’ daily lives were marked by changes, especially in the experience withemergency remote teaching, which required the development of adaptive strategies. Conclusion: The planning and use of health promotion strategies and continuoussupport for students who experienced the context of the pandemic through nursing programs become important.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formattext/html-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOnline Brazilian Journal of Nursing-
Relação: dc.relationONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectPandemias-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mental-
Palavras-chave: dc.subjectNursing Students-
Palavras-chave: dc.subjectPandemics-
Palavras-chave: dc.subjectMental Health-
Título: dc.titleVivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa-
Título: dc.titleExperiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.