
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes Neto, Andrews Yuri Tambero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34399 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919615 | - |
| Descrição: dc.description | Apesar de todos os esforços, os conteúdos de ciências da natureza vêm sendo predominantemente ministrados a partir de uma mera transmissão de conteúdos, usualmente sem explorar o cotidiano dos estudantes. Esta monografia apresenta uma sequência de atividades que destaca a Oficina Temática como estratégia de ensino, promovendo a participação ativa e a construção do conhecimento de forma questionadora. A abordagem interdisciplinar e a importância do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) são discutidas, especialmente na relação entre a sétima arte (Cinema) e os princípios químicos na preservação da memória audiovisual brasileira. A oficina explora a trajetória histórica dos suportes cinematográficos, analisando conceitos químicos, como a hidrólise e o "avinagramento". A construção da sequência demanda uma visão diferenciada, conectando aspectos conceituais a questões sociais, éticas e ambientais, sendo organizada em quatro atividades, com carga horária de 4 horas no total. Destaca-se a importância da abordagem CTSA para a formação crítica e cultural dos participantes, enfatizando a preservação da identidade audiovisual brasileira como compromisso coletivo. O trabalho visa incentivar a formação de cidadãos participativos e conscientes da relevância da ciência e tecnologia na preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro, contribuindo para debates políticos sobre essa temática. O foco é a articulação dos conceitos científicos e tecnológicos a partir de uma problematização social. A proposta visa não apenas transmitir conhecimentos sobre a preservação, mas também promover a reflexão crítica sobre a interconexão entre ciência, tecnologia e sociedade. A diversidade de estratégias e recursos adotados privilegia discussões, debates, críticas, reflexões além da mobilização de conhecimento químico necessário ao entendimento dos mecanismos científicos de preservação dos filmes e, sobretudo, da identidade cultural e histórica. | - |
| Descrição: dc.description | Despite all efforts, natural science content has been predominantly taught through the mere transmission of content, usually without exploring the students' daily lives. This monograph presents a sequence of activities that highlights the Thematic Workshop as a teaching strategy, promoting active participation and the construction of knowledge in a questioning way. The interdisciplinary approach and the importance of the Science, Technology, Society and Environment (STSA) approach are discussed, especially in the relationship between the seventh art (Cinema) and chemical principles in the preservation of Brazilian audiovisual memory. The workshop explores the historical trajectory of cinematographic media, analyzing chemical concepts, such as hydrolysis and "vinegaration". The construction of the sequence demands a different vision, connecting conceptual aspects to social, ethical and environmental issues, being organized into 4 activities, with a workload of 4 hours in total. The importance of the STSA approach for the critical and cultural training of participants is highlighted, emphasizing the preservation of Brazilian audiovisual identity as a collective commitment. The work aims to encourage the formation of participatory citizens who are aware of the relevance of science and technology in preserving Brazilian cinematographic heritage, contributing to political debates on this topic. The focus is on the articulation of scientific and technological concepts based on social problematization. The proposal aims not only to transmit knowledge about preservation, but also to promote critical reflection on the interconnection between science, technology and society. The diversity of strategies and resources adopted favors discussions, debates, criticisms, reflections in addition to the mobilization of chemical knowledge necessary to understand the scientific mechanisms for preserving films and, above all, cultural and historical identity. | - |
| Descrição: dc.description | 66 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oficina Temática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem CTSA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problematização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemical Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Thematic Workshop | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | STSA Approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problematization | - |
| Título: dc.title | Diálogos entre cinema e química: uma oficina didática com enfoque ctsa na preservação da memória audiovisual brasileira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: