Estudo das causas da evasão de cursos de graduação em instituições de ensino públicas: uma abordagem de casos múltiplos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Mariza Costa-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorOddone, Nanci Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorChaves, Danielle de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919614-
Descrição: dc.descriptionA evasão no ensino superior se mostra presente em todo o mundo e é influenciada por diversas variáveis com implicações sociais, financeiras, emocionais, acadêmicas e institucionais, o que pode contribuir para o aumento na desigualdade social, especialmente nos países em desenvolvimento. A presente temática pretendeu gerar novos conhecimentos e ações/atitudes que possam mitigar a questão, sendo que as concepções têm mudado ao longo do tempo. Os objetivos deste trabalho visaram: conhecer os fatores internos e externos que levam à evasão, compreender os fatores que possam levar à diminuição dos índices de evasão e propor ações que possam mitigar a evasão de alunos. Para conseguir alcançar os objetivos, a pesquisa se mostrou como um estudo de caso abordando três cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas, cuja metodologia implementada para tal ocorreu com base em Revisão Bibliográfica dos últimos 5 (cinco) anos na Plataforma CAPES. Em seguida, foram realizados pré-testes, a fim de tornar possível o questionário para aplicação junto aos 3 (três) Coordenadores de Graduação. A partir da identificação de 54 fatores para evasão durante o levantamento bibliográfico, foram escolhidas 22 questões fechadas relevantes para o locus e 2 a mais incluídas por especialistas como fundamentais para esta pesquisa durante os pré-testes, além de 1 pergunta aberta. Foi possível também apontar ações para mitigar a questão a partir do levantamento bibliográfico e chegou-se à conclusão que os fatores apontados foram considerados como críticos para os especialistas em questão. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para apontar possíveis soluções para minimizar os altos índices de evasão e ampliar os conhecimentos técnicos e científicos sobre o assunto.-
Descrição: dc.descriptionDropout in higher education is present throughout the world and is influenced by several variables with social, financial, emotional, academic and institutional implications, which can contribute to an increase in social inequality, especially in developing countries. This theme intended to generate new knowledge and actions/attitudes that can mitigate the issue, and concepts have changed over time. The objectives of this work were to: understand the internal and external factors that lead to evasion, understand the factors that may lead to a reduction in evasion rates and propose actions that can mitigate student evasion. To achieve the objectives, the research proved to be a case study covering three undergraduate courses in Public Higher Education Institutions, whose methodology implemented for this purpose was based on a Bibliographical Review of the last 5 (five) years on the CAPES Platform. Next, pre-tests were carried out in order to make the questionnaire possible for application to the 3 (three) Undergraduate Coordinators. From the identification of 54 factors for evasion during the bibliographic survey, 22 closed questions relevant to the locus were chosen and 2 more were included by experts as fundamental for this research during the pre-tests, in addition to 1 open question. It was also possible to point out actions to mitigate the issue based on the bibliographic survey and it was concluded that the factors highlighted were considered critical by the experts in question. It is hoped that this research can contribute to identifying possible solutions to minimize high dropout rates and expand technical and scientific knowledge on the subject.-
Descrição: dc.description118 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity dropout-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity student-
Título: dc.titleEstudo das causas da evasão de cursos de graduação em instituições de ensino públicas: uma abordagem de casos múltiplos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.