A vizinhança tá on: o protagonismo das mídias sociais em um condomínio clube no subúrbio do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nilton Silva dos-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorCastro, Celso Corrêa Pinto de-
Autor(es): dc.contributorCortado, Thomas Jacques-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maria Amália Silva Alves de-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Silvia Monnerat-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1864522305463900-
Autor(es): dc.creatorBottino, Caroline Martins de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34414-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919613-
Descrição: dc.descriptionUma vizinhança, de um condomínio clube, no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, pode até não parecer um tema relevante, mas o presente trabalho vai suscitar questões importantes para o âmbito da antropologia urbana e digital. Tem como objetivo elucidar o protagonismo das mídias sociais para as relações entre vizinhos no objeto estudado, evidenciando a ressignificação de diversas práticas culturais que acontecem nessa localidade em que o condomínio se insere, quando transportadas para dentro de um modelo de habitação recente, mas que vem ganhando cada vez mais espaço nas cidades ao redor do mundo. A tese trata dos mais variados assuntos que podem surgir das relações vicinais, dos conflitos e divergências, passando pelas interações comerciais e disputas políticas, para mostrar como as pessoas mudam as mídias sociais à medida que vão fazendo uso delas. Com isso, podemos afirmar que até mesmo a vizinhança, hoje em dia, “tá on”!-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionA condo neighbourhood, in the suburbs of the city of Rio de Janeiro, may not immediately seems a relevant starting point for a dissertation, but the present study will raise some important questions regarding the field of urban anthropology. This piece aims to elucidate the protagonism of social media in constructing the relations between neighbours in the aforementioned scenery. Such process of analysis will provide evidence for the resignification of various cultural practices that occur in the condo and therefore are transported to a recent housing model (one that has been gradually gaining more space in the cities around the world). This research presents a wide spectrum of issues that emerge from neighborhood relationships, involving conflicts, disagreements, and also commercial interactions and political disputes. All of these complications are mediated by the daily presence of social media, whose functions are constantly modified by the use of the residents. It is not an exaggeration to affirm that the condo neighbourhood is “always online”.-
Descrição: dc.description200 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectVizinhança-
Palavras-chave: dc.subjectMídias Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectCondomínio Clube-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interpessoais-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectSociability-
Palavras-chave: dc.subjectNeighborhood-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Media-
Palavras-chave: dc.subjectCondominium Club-
Título: dc.titleA vizinhança tá on: o protagonismo das mídias sociais em um condomínio clube no subúrbio do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.