Quadrinhos no Ensino de Matemática: o relato de uma experiência didática com frações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorDe Barros, Jeanne Denise Bezerra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0953569441621340-
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam del Milagro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6760690109023863-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0206165520407288-
Autor(es): dc.creatorSantarem, Clarissa Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919610-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação se insere no âmbito das pesquisas relacionadas à possibilidade de incluir as Histórias em Quadrinhos como parte do material didático para o Ensino Básico da Matemática. Caracterizada na literatura como uma linguagem popular, de fácil acesso e compreensão, os quadrinhos podem auxiliar na compreensão dos contextos dos problemas matemáticos de forma lúdica, eliminando obstáculos da língua materna e possibilitando ao professor o entendimento das dificuldades intrínsecas da linguagem e dos conceitos matemáticos. Neste trabalho iremos apresentar o relato de algumas experiências didáticas realizadas nas turmas de 6o e 7o anos do Centro Educacional de Madalena (CEMAD), escola da Educação Básica da cidade de Santa Maria Madalena - RJ, com o material produzido pela equipe do projeto História em Quadrinhos no Ensino de Matemática (HQEM), vinculado ao Programa Dá Licença do IME-UFF, para o ensino de frações, utilizando-se dessa arte final. Foram selecionadas e aplicadas seis tirinhas do caderno de atividades que abordam os seguintes temas: reconhecimento de fração e unidade; equivalência de frações; comparação e relação de ordem; número misto; multiplicação e divisão de frações. Como resultado, observou-se, de imediato, uma forte aceitação dos alunos pelo uso dos quadrinhos em sala de aula. A grande maioria conseguiu entender os conceitos e conteúdos associados após explicação e debate sobre as tirinhas durante a realização das atividades. A partir desta experiência foram repensadas pelo grupo algumas variações de escritas e orientações pedagógicas para o professor. Como produto educacional desta dissertação, foi elaborada uma sequência didática com seis fichas de atividades para o ensino de frações nos 6o e 7o anos do Ensino Fundamental.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is part of the scope of research related to the possibility of including Comics as part of the didactic material for Mathematics Basic Education. Characterized in literature as a popular language, of easy access and understanding, comics can help in the understanding of the contexts of mathematical problems in a playful way, eliminating obstacles of the native language and enabling the teacher to understand the intrinsic difficulties of mathematical language and concepts. In this paper we will present the report of some didactic experiences performed in 6th and 7th grade classes of the Centro Educacional de Madalena (CEMAD), a basic education school in the city of Santa Maria Madalena - RJ, with the material produced by the Comics in Math Teaching (CMT) project team, linked to the “Programa Dá Licença” of Instituto de Matemática e Estatística of Universidade Federal Fluminense (IME-UFF), for the teaching of fractions, using this final art. Six comic strips were selected and applied from the activity book, dealing with the following topics: recognition of fraction and unit; equivalence of fractions; comparison and order relation; mixed number; multiplication and division of fractions. As a result, it was immediately observed a strong acceptance of the students for the use of the comics in the classroom. Most of them were able to understand the concepts and associated contents after an explanation and discussion about the comic strips during the activities. From this experience some variations of writing and pedagogical orientations for the teacher were rethought by the group. As an educational product of this dissertation, a didactic sequence was elaborated with six activity sheets for teaching fractions in the 6th and 7th grades of elementary school.-
Descrição: dc.description165 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Básico de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em Quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectFração-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Mathematics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectFraction-
Título: dc.titleQuadrinhos no Ensino de Matemática: o relato de uma experiência didática com frações-
Título: dc.titleComics in Mathematics teaching: a report of a didactic experience with fractions-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.