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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dias, Daniel Henrique Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Flávio Goulart dos Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Bitencourt, Alexandre de Arruda | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Lucas Vitor Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919606 | - |
Descrição: dc.description | Muito tem se discutido nas últimas décadas sobre a descarbonização da economia, de modo que o desenvolvimento de soluções não-poluentes adquiriu grande protagonismo na engenharia. Sendo um dos principais consumidores de energia no mundo, o setor de transportes tem papel fundamental nesse processo de transição energética, que tem avançado exponencialmente na evolução de carros elétricos. Porém, o mesmo progresso não é visto nos meios de locomoção marítimos, que ainda é integralmente dependente de combustíveis fósseis. Nesse contexto, verifica-se a importância de evoluir a tecnologia de barcos elétricos até que se tornem soluções comerciais de grande porte, processo esse que se inicia no âmbito acadêmico. Paralelo a isso, a bateria de lítio tem se destacado no meio industrial, evoluindo incialmente de aplicações de pequeno porte, como celulares e notebooks, para projetos de sistemas de armazenamento em usinas centralizadas de geração de energia. Diante desse cenário, esse trabalho propõe uma modelagem no software MATLAB Simulink de uma bateria de lítio real para aplicação em barco solar de competição, finalizando com um projeto de expansão do armazenamento dessa bateria. O modelo elaborado no software apresentou um erro menor que 0,5% em relação ao comportamento real da bateria em teste de descarga, possibilitando colher informações valiosas sobre o estado de saúde do sistema de armazenamento, bem como dados sobre o comportamento da tensão da bateria quanto ao seu estado de carga. Após esses estudos, é explicado o dimensionamento e montagem da expansão do sistema, unindo as células de lítio do conjunto anterior com novas células de mesma especificação. O trabalho termina fazendo uma estimativa do ganho de energia e tempo a mais de descarga que a expansão acrescenta, através de simulação no modelo da bateria desenvolvido no MATLAB Simulink. Esse Projeto Final pode ser de grande valia para quem for realizar trabalhos de modelagem de baterias reais e projetos de concepção e construção em laboratório de baterias de lítio | - |
Descrição: dc.description | Much has been discussed in recent decades about the decarbonization of the economy, such that the development of non-polluting solutions has gained prominence in engineering. As one of the world’s major energy consumers, the transportation sector plays a crucial role in the energy transition process, which has advanced exponentially in the evolution of electric cars. However, the same progress is not observed in maritime transportation, which remains entirely dependent on fossil fuels. In this context, there is a need to advance electric boat technology until it becomes a viable commercial solution, and this process begins in the academic sphere. In parallel, lithium batteries have stood out in the industrial field, initially evolving from smallscale applications, such as cell phones and laptops, to projects involving storage systems to centralized energy plants. Given this scenario, this work proposes a modeling approach using MATLAB Simulink for a real lithium battery intended for use in solar-powered competition boats. The developed software model exhibited an error of less than 0.5% compared to the actual battery behavior during discharge testing, allowing valuable insights into the state of health of the storage system and data on battery voltage behavior relative to its state of charge. Following these studies, the design and assembly of the system storage expansion are explained, combining the previous lithium cells with new cells of the same specification. The work concludes by estimating the energy gain and additional discharge time resulting from the expansion, through simulation using the battery model developed in MATLAB Simulink. This Final Project can be of great value to anyone carrying out modeling work of real batteries, also for people engaged in design and construction projects of lithium battery in laboratory | - |
Descrição: dc.description | 64 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de armazenamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bateria de lítio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barco elétrico solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embarcação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bateria de lítio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storage systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lithium battery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solar electric boat | - |
Título: dc.title | Modelagem e expansão de bateria LiFePO4 para aplicação em barco solar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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