Rastros de loucura e melancolia na modernidade fantasmagórica: um estudo sobre como medos coletivos moldam as representações do que é o maligno no cinema de terror japonês

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián Rodrigo Magioli-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Victor Pinheiro da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919605-
Descrição: dc.descriptionO cotidiano da vida humana sempre foi permeado por diversas ansiedades e medos, causados tanto por ameaças reais quanto por ameaças imaginadas. Demos ao maligno as mais variadas faces e formas e a tudo aquilo que sensorialmente não conseguimos conceber sua possível morada. Dessa maneira, nossos medos e traumas sempre se mostraram parte primordial de nossa construção memorialística e organização cultural e identitária. Por isso, o cinema de terror surge como território fértil à exploração dos parâmetros histórico-sociais que permeiam, influenciando e deixando-se influenciar, nossa criação artística. A partir disso, o presente trabalho aprofunda-se nesses aspectos em vista do pensamento de pesquisadores de variadas áreas e exemplifica-os analisando as particularidades da cultura japonesa e sua relação com a modernidade nos filmes Uma Página de Loucura, de 1926, dirigido por Teinosuke Kinugasa, e Pulse, de 2001, dirigido por Kiyoshi Kurosawa.-
Descrição: dc.descriptionHuman everyday life has always been permeated by various anxieties and fears, caused both by real and imagined threats. We gave evil the most varied faces and shapes, and to everything that we were not able to conceive its possible home. Thus, our fears and traumas have always been a fundamental part of our memorialistic assembly and cultural and identity structuring. Therefore, horror cinema emerges as a fertile territory for the exploration of the social-historical parameters that permeate, influencing and allowing themselves to be influenced by, our artistic creation. From this, this thesis delves into theses aspects in light of the work of researchers from various fields of expertise and exemplifies them by analyzing the particularities of japanese culture and its relation with modernity in the 1926 film A Page of Madness, directed by Teinosuke Kinugasa, and the 2001 film Pulse, directed by Kiyoshi Kurosawa.-
Descrição: dc.description77 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema japonês-
Palavras-chave: dc.subjectHorror-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectUma página de loucura-
Palavras-chave: dc.subjectPulse-
Palavras-chave: dc.subjectCinema japonês-
Palavras-chave: dc.subjectHorror-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectJapanese cinema-
Palavras-chave: dc.subjectHorror-
Palavras-chave: dc.subjectModernity-
Palavras-chave: dc.subjectA page of madness-
Palavras-chave: dc.subjectPulse-
Título: dc.titleRastros de loucura e melancolia na modernidade fantasmagórica: um estudo sobre como medos coletivos moldam as representações do que é o maligno no cinema de terror japonês-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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