Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304-
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorAlencar, Maria Cristina Macedo-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Rosani de Fatima-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0378098526432564-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Letícia Pereira Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919604-
Descrição: dc.descriptionAs Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC’s) têm como um dos seus objetivos contribuir para a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas dos povos indígenas. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal conhecer e analisar o processo de inclusão dos saberes, das histórias e das demandas dos povos indígenas nos cursos de formação de Educadores do Campo. Para atender a esse objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque exploratório, cujo produto final foi estruturado em formato Multipaper, contemplando três artigos. O processo de coleta de dados integrou duas etapas: a) aplicação de um formulário destinado às coordenações dos 87 cursos de Educação do Campo, ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país; b) análise documental dos projetos pedagógicos e dos componentes curriculares – ementas das disciplinas obrigatórias e optativas de cursos de Educação do Campo, com habilitação em Ciências Sociais e Humanas – que representam as cinco regiões do país. As informações obtidas por meio das duas técnicas de coleta de dados foram analisadas a partir da literatura relacionada à formação de educadoras/es do campo e de professoras/es indígenas, sob a ótica dos estudos decoloniais. Essas análises podem ser consideradas essenciais para a construção de um panorama nacional sobre a formação de educadores do campo, em perspectiva da Interculturalidade.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe Degrees in Rural Education (LEDOC's) have as one of their objectives to contribute to the training of educators engaged with the struggles of rural peoples, among them, the struggles of indigenous peoples. Considering this context, the main objective of this research is to know and analyze the process of inclusion of knowledge, stories and demands of indigenous peoples in training courses for Rural Educators. To meet this objective, we carried out a qualitative research with an exploratory approach, whose final product was structured in Multipaper format, comprising three articles. The data collection process included two steps: a) application of a form for the coordination of the 87 Rural Education courses offered by the Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the country; b) documental analysis of pedagogical projects and curricular components – menus of mandatory and optional subjects of Rural Education courses, with specialization in Social and Human Sciences – representing the five regions of the country. The information obtained through the two data collection techniques were analyzed from the literature related to the training of rural and indigenous teachers, from the perspective of decolonial studies. These analyzes can be considered essential for the construction of a national panorama on the training of rural educators, from the perspective of Interculturality.-
Descrição: dc.description142 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectPovos indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educadores do campo-
Palavras-chave: dc.subjectRural education-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous peoples-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of rural educators-
Título: dc.titleFormação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.