Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Renata Codeço | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Margareth Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Marins, Julye de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35798 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919601 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo compreender como as relações afetivas vêm a influenciar no processo de alfabetização e letramento partindo das concepções de Paulo Freire. Tendo em vista os desafios enfrentados pelos profissionais quanto às construções de relações de afeto, este trabalho visa alinhar nas obras de Freire um apanhado de experiências e conceitos acerca do papel da amorosidade na relação entre professor e aluno e como estas podem impactar diretamente na alfabetização do ser. As experiências de Freire inspiraram neste trabalho a trazer também experiências de trabalho como docente, atrelando aos pensamentos de Freire quanto à amorosidade e seu papel crucial na formação integral do educando. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to understand how affective relationships influence the process of literacy and education, based on Paulo Freire's concepts. Considering the challenges faced by professionals in building relationships of affection, this work seeks to align Freire's works with a collection of experiences and concepts about the role of affection in the teacher-student relationship and how these can directly impact the literacy of the individual. Freire's experiences inspired this work to also bring in teaching experiences, linking Freire's thoughts on affection and its crucial role in the comprehensive development of the learner. | - |
Descrição: dc.description | 38 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amorosidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affection | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Título: dc.title | O papel da amorosidade no processo de alfabetização e letramento à luz das concepções de Paulo Freire | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: