
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | JUNIOR, Ricardo LuigiAbrate | - |
| Autor(es): dc.creator | BRAGA, Patrícia Mendes Abreu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34079 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919583 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho visa compreender de que forma o projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” contribuiu para o conhecimento acerca das atividades educacionais exercidas durante a pandemia da Covid-19, destacando especialmente o entendimento da importância dos diálogos na formação de professores. O projeto analisado proporcionou o diálogo entre os docentes da educação básica, os docentes do ensino superior e os docentes em formação inicial. Esse projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão foi planejado e executado no curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Geografia de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Incorporado aos estágios supervisionados e às práticas de ensino, realizou-se no período do ensino remoto, em duas edições, no ano de 2020. Na primeira edição, o projeto promoveu diálogos entre os docentes da educação básica das 5 diferentes regiões do Brasil, dos estados do Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás. Já a segunda edição, no mesmo ano, contou com docentes de 4 países da América Latina (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina). Os encontros foram realizados de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Através de revisão bibliográfica e da análise de conteúdo dos encontros gravados, este trabalho apresenta reflexões sobre a realização das atividades remotas de ensino na educação básica, durante a pandemia da Covid-19, a contribuição na formação de professores e as discussões promovidas entre os participantes durante os diálogos. Concluiu-se que ambas as edições destacaram desafios semelhantes enfrentados pelo Brasil e pelos países da América Latina no contexto da crise sanitária, na adaptação das atividades educacionais, no impacto sobre professores e alunos, nas dificuldades internas e nas questões políticas e sociais, ressaltando a importância de políticas públicas que se revelaram como cruciais na busca por uma educação mais digna. | - |
| Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Título: dc.title | “DIÁLOGOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA”: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO DURANTE A PANDEMIA DA COVID- 19 EM UM PROJETO DA UFF/CAMPOS DOS GOYTACAZES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: