Fact-checking e o combate à desinformação: uma análise da atuação de iniciativas de checagem nas eleições presidenciais de 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertol, Rachel-
Autor(es): dc.contributorMorais , Larissa-
Autor(es): dc.contributorCastilho, Márcio-
Autor(es): dc.creatorPestre, Maria Clara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919566-
Descrição: dc.descriptionO trabalho pretende analisar a atuação de iniciativas de fact-checking durante o período eleitoral de 2018 e avaliar se as medidas tomadas pelos checadores foram suficientes para impedir que a desinformação afetasse o resultado das urnas. O objeto de estudo são projetos de checagem implementados durante as eleições para combater a divulgação de notícias falsas (ou fake news) e a propagação de informações enganosas pelos próprios candidatos. Também são analisadas estratégias adotadas por agências de fact-checking para expandir o alcance das checagens e conquistar a confiança do leitor. Essas avaliações são precedidas por uma revisão do início da checagem de fatos e do fenômeno das fake news. Após revisão bibliográfica, entrevistas e análise de casos registrados durante a eleição, é concluído que o trabalho das iniciativas de fact-checking não foi suficiente para frear o efeito da desinformação e que faltou maior colaboração com empresas de tecnologia e pressão governamental.-
Descrição: dc.descriptionThe following study aims to analyze the work of fact-checking projects during the Brazilian 2018 presidential election and evaluate if the steps taken by fact-checkers were enough to prevent misinformation from influencing the ballots. The object of the study are strategies implemented during the election period to fight the spread of fake news and debunk authorities and candidates. Actions taken by fact-checking agencies to expand the reach of their content and to gain the readers’ trust are also analyzed. These assessments are preceded by a chapter on the beginning of fact-checking and one on the fake news phenomenon. After literature review, interviews and the study of cases registered during the vote, it is concluded that the work of fact-checking projetcs was not enough to stop the effect of misinformation, and that it lacked bigger cooperation with internet companies and more effective government pressure.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFact-checking-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectEleições 2018-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectEleição presidencial-
Palavras-chave: dc.subjectFact-checking-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian 2018 elections-
Título: dc.titleFact-checking e o combate à desinformação: uma análise da atuação de iniciativas de checagem nas eleições presidenciais de 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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