Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira Junior, Antônio Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ramon Cesar Metello dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919563 | - |
Descrição: dc.description | Desde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações. | - |
Descrição: dc.description | Since the 1980’s, Physics Teaching scholars have been highlighting the importance of inserting Modern and Contemporary Physics topics in the Basic Education curriculum. From this perspective, we looked on normative documents of National Education and on the work of several researches with the intent to correlate how the study of this area, with an emphasis on Particle Physics and the Standard Model of Particle Physics, by High School students can contribute to their own citizenship training. Therefore, besides examining the relevance of inserting Modern and Contemporary Physics in Basic Education, this work intends to showcase a courseware proposition that can serve as a theoretical basis for High School teachers who had little to no contact with Particle Physics during their academic studies. Such courseware focus on the study of the evolution of fundamental constituents of matter, starting from the Greek concept of arché as a formative principle, going through the Atomic Models and by the development of Particle Physics, culminating on the explanation of the Standard Model of Particle Physics as a theory that describes fundamental particles and their interactions. | - |
Descrição: dc.description | 58 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física de Partículas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física de Partículas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Particle Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Courseware | - |
Título: dc.title | Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: