Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorPereira Junior, Antônio Duarte-
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas Mauricio-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ramon Cesar Metello dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919563-
Descrição: dc.descriptionDesde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações.-
Descrição: dc.descriptionSince the 1980’s, Physics Teaching scholars have been highlighting the importance of inserting Modern and Contemporary Physics topics in the Basic Education curriculum. From this perspective, we looked on normative documents of National Education and on the work of several researches with the intent to correlate how the study of this area, with an emphasis on Particle Physics and the Standard Model of Particle Physics, by High School students can contribute to their own citizenship training. Therefore, besides examining the relevance of inserting Modern and Contemporary Physics in Basic Education, this work intends to showcase a courseware proposition that can serve as a theoretical basis for High School teachers who had little to no contact with Particle Physics during their academic studies. Such courseware focus on the study of the evolution of fundamental constituents of matter, starting from the Greek concept of arché as a formative principle, going through the Atomic Models and by the development of Particle Physics, culminating on the explanation of the Standard Model of Particle Physics as a theory that describes fundamental particles and their interactions.-
Descrição: dc.description58 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica de Partículas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica de Partículas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didático-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectParticle Physics-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship Training-
Palavras-chave: dc.subjectCourseware-
Título: dc.titleDa Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.