Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Copeliovitch, Andrea | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Hoberlã Souza dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919562 | - |
Descrição: dc.description | A proposta deste ensaio é pensar autoconhecimento, baseado na minha pesquisa onde minha proposta artística e esta escrita ensaística estão baseadas em uma pesquisa de autoconhecimento. O interesse por pensar em autoconhecimento foi despertado pelo meu contato com o teatro, a partir da ideia do trabalho do ator sobre si mesmo do Stanislavski. Neste período, Andrea Copelivitch me propôs a transcrever seu caderno de anotações do período que frequentou uma das residências artísticas de Eugênio Barba (que estudou e trabalhou com Grotowski e estudou Stanislavski), que defende uma disciplina no trabalho do ator, em um trabalho sobre si mesmo que leva a um autoconhecimento. Guardadas as diferenças entre as proposições de Stanislavski, Grotowski e Barba apresentadas durante as aulas de teatro com Andrea Copeliovitch, o rigor técnico permite que aflore a espontaneidade, e é a base da prática teatral, por isso diretores como Peter Brook e o próprio Eugenio Barba buscam nas tradições orientais os princípios do rigor e do autoconhecimento. Mesmo não sendo ator, foi pelo o teatro que se iniciou a minha busca por autoconhecimento. Na universidade, nas aulas de teatro com Copeliovitch vivenciei práticas teatrais baseadas na visão do Eugenio Barba, onde eram trabalhadas técnicas como as das oposições corporais, equilíbrio precário, impulsos do corpo, decupagem do corpo, dentre outros. | - |
Descrição: dc.description | 20 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Título: dc.title | A Busca de Si | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: