Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Erica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Sassi, Victor Ferrari Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Renato Herculano Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34377 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919560 | - |
Descrição: dc.description | A Realidade Virtual (RV) é definida como uma realidade tridimensional que utiliza de imagens projetadas com auxílio de óculos e controladores. Com uma grande capacidade imersiva ao simular situações realistas e fictícias, ela pode ser uma poderosa ferramenta para a popularização e divulgação científica. Nesta pesquisa, apresentamos os resultados das ações realizadas pelo Projeto ‘Realidade Virtual na Casa da Descoberta’, nos anos de 2022 e 2023. Para isso, faremos uma pesquisa de caráter exploratório recorrendo às memórias da Equipe da Casa da Descoberta e, a partir de relatórios técnicos, uma análise quantitativa do público participante através de estimativas baseadas nas particularidades de cada ação. Nossos resultados mostram que, neste período, foram realizadas 25 itinerâncias em cinco municípios diferentes, totalizando 3.986 pessoas atendidas. Também foram desenvolvidas ações presenciais na Casa da Descoberta, onde o visitante pôde interagir com os jogos de realidade virtual e aprender ciências de forma lúdica e divertida. As atividades realizadas nestes dois anos analisados, bem como o público atendido, mostram que existe um vasto caminho para o uso da tecnologia de realidade virtual na divulgação científica e nos espaços museológicos. | - |
Descrição: dc.description | Virtual Reality (VR) is defined as a three-dimensional reality that uses projected images with the assistance of goggles and controllers. With a great immersive capacity to simulate realistic and fictional situations, it can be a powerful tool for popularization and outreach. In this research, we present the results of the actions carried out by the Project 'Virtual Reality at the Casa da Descoberta', in the years 2022 and 2023. To do so, we will conduct an exploratory research using the memories of the Casa da Descoberta’s Team and, from technical reports, a quantitative analysis of the participating public through estimates based on the particularities of each action. Our results show that, during this period, 25 outreach activities were carried out in five different cities, totaling 3.986 participants. Local activities were also developed at the Casa da Descoberta, where the visitor could interact with virtual reality games and learn science in a ludic and fun way. The activities carried out in these two years, as well as the participating public, show that there is a vast path for the use of virtual reality technology in scientific dissemination and in museum spaces. | - |
Descrição: dc.description | 46 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Casa da Descoberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Casa da Descoberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual Reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Museums | - |
Palavras-chave: dc.subject | Casa da Descoberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Outreach | - |
Título: dc.title | Análise dos resultados dos dois primeiros anos do projeto “Realidade virtual na Casa da Descoberta” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: