Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Márcia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919555-
Descrição: dc.descriptionDiante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada.-
Descrição: dc.descriptionGiven the need for science education today, much has been discussed about the process of Scientific Literacy. However, little is discussed about the real situation in which Brazilian schools are in this process. Scientific literacy is important for each individual to understand the importance of science in modern life, and its understanding generates many benefits for the formation of citizenship. In this regard, it is important that science teachers can teach from the perspective of Scientific Literacy. The general objective was to understand how scientific literacy has been carried out in the classroom by science teachers in basic education in the municipality of Aperibé/RJ. The present work was a field research classified as qualitative. The qualitative descriptive research method was used through the technique of data analysis and content analysis. This technique was structured in three phases: pre-analysis; material exploration and categorization; treatment of results. The results indicated some positive and negative points regarding the understanding and applicability of the term in science classes as well as the impact of continuing education.-
Descrição: dc.description37 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Científico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAulas de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Palavras-chave: dc.subjectScience Classes-
Título: dc.titleAlfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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