Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Sergio Figueira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Renan Rebeque | - |
Autor(es): dc.creator | Valadares, Diêgo Henrique Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919554 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa em questão teve como propósito investigar o pensamento científico dos alunos acerca da mecânica newtoniana, com especial atenção ao papel desempenhado pelo Ensino Médio para uma formação apropriada e na correção de concepções Aristotélicas equivocadas. Para realizar essa análise, utilizou-se o Force Concept Inventory (FCI), desenvolvido por David Hestenes, Malcolm Wells e GreggSwackhamer. A avaliação foi aplicada a um total de 245 alunos, abrangendo estudantes de escolas do Ensino Médio e estudantes ingressantes no primeiro ano da Universidade Federal Fluminense. Os resultados da pesquisa revelaram que os estudantes do Ensino Superior ainda apresentam uma influência significativa do pensamento científico aristotélico em sua compreensão da física. Esses resultados sugerem a necessidade de aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem do ensino médio, visando corrigir concepções errôneas e proporcionar uma base mais sólida nos princípios da mecânica newtoniana. O estudo contribui para a reflexão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas atuais e a necessidade de se discutir sobre novas metodologias. | - |
Descrição: dc.description | In this work, we investigate students' scientific thinking regarding Newtonian mechanics, particularly high school's role in providing appropriate education and correcting Aristotelian misconceptions. The Force Concept Inventory (FCI),developed by David Hestenes, Malcolm Wells, and Gregg Swackhamer, was employed to conduct this analysis. The assessment was administered to 245 highschool students and students in their first year at Federal Fluminense University. Theresearch results revealed that students in higher education still exhibit a significant influence of Aristotelian scientific thinking in their understanding of physics. These findings suggest the need to enhance high school teaching and learning strategies to correct misconceptions and provide a more solid foundation in the principles of Newtonian mechanics. The study contributes to reflecting on the effectiveness of current pedagogical approaches and the necessity of discussing new methodologies. | - |
Descrição: dc.description | 45 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | FCI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concepção Aristotélica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Newtoniana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | mecânica clássica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino Médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | FCI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Force | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aristotelian Conception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newtonian Physics | - |
Título: dc.title | Um diagnóstico da Física aristotélica no Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: