Um diagnóstico da Física aristotélica no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcos Sergio Figueira da-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renan Rebeque-
Autor(es): dc.creatorValadares, Diêgo Henrique Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919554-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa em questão teve como propósito investigar o pensamento científico dos alunos acerca da mecânica newtoniana, com especial atenção ao papel desempenhado pelo Ensino Médio para uma formação apropriada e na correção de concepções Aristotélicas equivocadas. Para realizar essa análise, utilizou-se o Force Concept Inventory (FCI), desenvolvido por David Hestenes, Malcolm Wells e GreggSwackhamer. A avaliação foi aplicada a um total de 245 alunos, abrangendo estudantes de escolas do Ensino Médio e estudantes ingressantes no primeiro ano da Universidade Federal Fluminense. Os resultados da pesquisa revelaram que os estudantes do Ensino Superior ainda apresentam uma influência significativa do pensamento científico aristotélico em sua compreensão da física. Esses resultados sugerem a necessidade de aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem do ensino médio, visando corrigir concepções errôneas e proporcionar uma base mais sólida nos princípios da mecânica newtoniana. O estudo contribui para a reflexão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas atuais e a necessidade de se discutir sobre novas metodologias.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we investigate students' scientific thinking regarding Newtonian mechanics, particularly high school's role in providing appropriate education and correcting Aristotelian misconceptions. The Force Concept Inventory (FCI),developed by David Hestenes, Malcolm Wells, and Gregg Swackhamer, was employed to conduct this analysis. The assessment was administered to 245 highschool students and students in their first year at Federal Fluminense University. Theresearch results revealed that students in higher education still exhibit a significant influence of Aristotelian scientific thinking in their understanding of physics. These findings suggest the need to enhance high school teaching and learning strategies to correct misconceptions and provide a more solid foundation in the principles of Newtonian mechanics. The study contributes to reflecting on the effectiveness of current pedagogical approaches and the necessity of discussing new methodologies.-
Descrição: dc.description45 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFCI-
Palavras-chave: dc.subjectForça-
Palavras-chave: dc.subjectConcepção Aristotélica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Newtoniana-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectmecânica clássica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino Médio)-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectFCI-
Palavras-chave: dc.subjectForce-
Palavras-chave: dc.subjectAristotelian Conception-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNewtonian Physics-
Título: dc.titleUm diagnóstico da Física aristotélica no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.