Gestão do conhecimento: uma abordagem para melhorias em processos de fiscalização de contratos públicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795-
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Leonel Gois Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4675072667161383-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3061640848437372-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Luana Zapelini da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919548-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral é apresentar proposta de melhorias, por meio de práticas de Gestão do Conhecimento (GC), para processos de fiscalização e gestão de contratos, visando à otimização da rotina de gestão e execução desses processos, no Campus Universitário do Araguaia (CUA), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Para isso, objetivou-se especificamente: i) diagnosticar o nível de maturidade de Gestão do Conhecimento no órgão objeto do estudo; ii) diagnosticar as principais dificuldades/lacunas relacionadas aos processos de fiscalização/gestão de contratos, pela ótica de servidores fiscais/gestores de contratos na instituição; iii) diagnosticar a disponibilidade de dados, informações e conhecimentos no órgão objeto da pesquisa; iv) elaborar uma proposta de implementação de práticas de GC para o CUA, como iniciativa de projeto-piloto na UFMT. Para tanto, essa pesquisa se concentrou na análise específica dos processos de fiscalização e gestão de contratos administrativos, junto aos respectivos fiscais e gestores do CUA. Procedimentos/Método para a solução do problema: Diante de uma abordagem qualitativa, o estudo adotou uma pesquisa predominantemente de natureza aplicada, exploratório-descritiva, no Campus Universitário do Araguaia(CUA), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e de conteúdo, com observação participante pela pesquisadora, de modo natural, considerando sua vinculação funcional com a instituição objeto da pesquisa. Foram realizadas entrevistas junto ao grupo de servidores públicos voluntários (Técnicos Administrativos em Educação) comumente designados como fiscais e gestores de contratos, de forma rotativa, e a gestores do CUA. As análises dos dados coletados nas entrevistas se deram pela metodologia de análise de conteúdo, por categorização temática de Bardin (2016). Para a apresentação da proposta do projeto de implementação de práticas de GC, seguiram-se as diretrizes da Norma ISO 30401:2018 para Sistemas de Gestão do Conhecimento nas organizações, adaptando-as ao contexto do órgão, conjuntamente com a fase de diagnóstico de Batista (2012). Resultados: Com a aplicação da pesquisa, foi obtido o diagnóstico organizacional e identificadas as principais lacunas relacionadas às dificuldades na operacionalização dos processos de fiscalização e gestão de contratos do órgão, bem como identificadas as principais carências de práticas de Gestão do Conhecimento que poderiam contribuir para a rotina de tais processos. Com o diagnóstico, foi possível elaborar um business case de Gestão do Conhecimento, a ser apresentado como proposta de adesão ao projeto-piloto de implantação de um sistema de gestão e de priorização de Práticas de Gestão do Conhecimento a serem implementadas nos processos de fiscalização e gestão de contratos pela alta administração do Campus Universitário do Araguaia. Implicações práticas: A Gestão do Conhecimento (GC) permite melhor organização e comunicação de compartilhamento e registros de aprendizados relevantes, melhores práticas, experiências específicas na rotina de fiscalização e gestão de contratos administrativos; dessa forma, é possível alcançar melhorias processuais. A partir de um diagnóstico institucional, é possível mapear pontos de melhorias, além disso, por meio de um projeto de implementação de sistema de gestão e de práticas de GC nos processos de fiscalização e gestão de contratos administrativos, é possível propor medidas e ferramentas que possibilitam aprimoramento às pessoas envolvidas com eles, as quais poderão lidar de maneira mais eficiente com as informações e gerar conhecimento, a partir das práticas propostas pela GC, além de trazer maior clareza e transparência sobre as atuações nesses processos, e ainda: reduzir riscos de perdas de informações relevantes ocasionadas por rotatividade de pessoas nas atividades. Originalidade e contribuições: A GC, como proposta de melhoria para processos de fiscalização e gestão de contratos, tende a contribuir com a instituição de ensino objeto da pesquisa, pois, pela aplicação desse tipo de estudo, é possível viabilizar aprofundamento nas lacunas e impasses que implicam em falhas operacionais, perdas de informações e de tempo, diante de retrabalhos, dificuldade nas buscas de informações sobre esses processos, repetição de esforços, quando não registradas as melhores práticas e casos específicos que demandaram maior empenho e tratativas no passado e que não ficaram registrados, para se tornar uma base de conhecimento para possíveis repetições, ou mesmo, aprimoramentos futuros que facilitariam as análises e tomadas de decisões, caso houvesse registros para comparações. Esse tipo de estudo contribui tanto para a instituição pública de ensino objeto da pesquisa, bem como para outras, com realidade semelhante, que possam se identificar e/ou adaptar à sua realidade. Em relação à entrega do produto tecnológico que a pesquisa originou, proporciona aplicabilidade de práticas de GC que podem trazer melhorias processuais para a instituição pública de ensino objeto da pesquisa, bem como espelhar outras instituições posteriormente. Produção Técnica/Tecnológica: Com a conclusão da pesquisa, resultou, como artefato, a entrega de uma proposta, contendo medidas e ferramentas viabilizadoras de práticas de GC que possam contribuir com melhorias para os processos de fiscalização e gestão de contratos administrativos estudados no CUA, pertencente à UFMT, visando subsidiar a tomada de decisão da gestão do órgão para, inicialmente, aplicação piloto nesses processos, além do relatório técnico conclusivo como produto tecnológico. A proposta apresentada, além de poder contribuir com a realidade técnica administrativa da instituição em estudo, tem potencial de servir como base científica que possibilitará outros estudos e aplicações práticas em instituições com realidade similar-
Descrição: dc.descriptionObjective of the Study: The general objective was to present proposals for improvements, through Knowledge Management (KM) practices, for inspection and contract management processes, optimizing the management routine and execution of these processes at the Araguaia University Campus (CUA) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). To this end, the specific objectives were: i) to diagnose the level of Knowledge Management maturity at the institution that is the object of the study; ii) to diagnose the main difficulties/gaps related to the inspection/contract management processes, from the perspective of the institution's inspectors/contract managers; iii) to diagnose the availability of data, information and knowledge in the object of the research; iv) to prepare a proposal for implementing KM practices for the CUA as a pilot project initiative at UFMT. To this end, this research was limited to the specific analysis of theinspection and management processes of administrative contracts, together with the respectiveinspectors and managers, of the CUA. Procedures/Methodology for Problem Solving: Using a qualitative approach, the study developed a predominantly applied exploratorydescriptive research at the Araguaia University Campus (CUA) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), using bibliographic research techniques, document analysis, and content analysis, with participant observation by the researcher in a natural way, considering her functional link with the institution that is the object of the research. Interviews were conducted with the group of volunteer public servants (Administrative Technicians in Education) appointed as inspectors and contract managers on a rotating basis, and with the CUA managers. The analysis of the data found in the interviews was carried out using the content analysis methodology by thematic categorization of Bardin (2016). To present the proposal for the project to implement GC practices, the guidelines of the ISO 30401:2018 - Standard for Knowledge Management Systems in organization were followed, adapting to the context of the agency, together with the diagnostic phase of Batista (2012). Results: Through the application of the research, an organizational diagnosis was obtained and the main gaps related to the difficulties in operationalizing the agency's contract management and inspection processes were identified, as well as the main deficiencies in Knowledge Management practices that could contribute to the routine of these processes. With thediagnosis obtained, it was possible to develop a Knowledge Management business case to be presented as a proposal for joining the pilot project to implement a management system and prioritize Knowledge Management Practices to be implemented in the inspection and contract management processes by the senior management of the Araguaia University Campus. Practical Implications: Knowledge Management (KM) enables better organization and communication through sharing and recording relevant learnings, practices, and specific experiences in the routine of inspection and management of administrative contracts, thus making it possible to achieve procedural improvements. Based on an institutional diagnosis, it is possible to map points for improvement. Furthermore, through a project to implement a management system and KM practices in the inspection and management processes of administrative contracts, it is possible to propose measures and tools that enable improvement for the people involved in these processes, as they will be able to deal more efficiently with information and generate knowledge based on the practices proposed by KM, in addition to bringing greater clarity and transparency to the actions in these processes, and also: reducing the risk of loss of relevant information caused by the turnover of people in these activities. Originality and Contributions: As a proposal for improving contract management and oversight processes, GC tends to contribute to the educational institution that is the object of the research, since through the application of this type of study it is possible to deepen the gaps and impasses that imply operational failures, loss of information and time due to rework, difficulty in finding information about these processes, repetition of efforts when best practices were not recorded and specific cases that required greater commitment and negotiations in the past and that were not recorded to become a knowledge base for possible repetitions or even future improvements that would facilitate analysis and decision-making if there were records for comparison. This type of study contributes both to the public educational institution that is theobject of the research, as well as to others with similar realities that can identify and/or adapt to its reality. In relation to the delivery of the technological product that the research originated, it provides the applicability of GC practices that can bring procedural improvements to the public educational institution that is the object of the research, as well as mirror other institutions later. Technical/Technological Production: The conclusion of the research resulted in the delivery of a proposal containing measures and tools to enable GC practices that can contribute to improvements in the processes of monitoring and management of administrative contracts studied at the CUA, belonging to the UFMT, aiming to support the decision-making of the agency's management for pilot application in these processes in an initial manner, in addition to the conclusive technical report as a technological product. The presented proposal, in addition to being able to contribute to the technical administrative reality of the institution that is the object of the research, has the potential to serve as a scientific basis that will enable other studies and practical applications in institutions with similar realities-
Descrição: dc.description136 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContratos administrativos-
Palavras-chave: dc.subjectFiscalização de contratos-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectContrato-
Palavras-chave: dc.subjectAdministrative contracts-
Palavras-chave: dc.subjectContract inspection-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Título: dc.titleGestão do conhecimento: uma abordagem para melhorias em processos de fiscalização de contratos públicos-
Título: dc.titleKnowledge Management: a approach for improvements in public contract inspection processes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.