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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Brito, Felipe Mello da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3486025760717255 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Bruno Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8413441335676779 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Léia Martins Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alessandra Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919546 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho realiza uma análise acerca da atuação de assistentes sociais em unidades que executam a medida socioeducativa de semiliberdade, traçando como objetivo específico a compreensão da realidade do cotidiano profissional do Serviço Social nas unidades do sistema socioeducativo, com particularidades para o estado do Rio de Janeiro, onde a socioeducação é administrada e executada através do DEGASE, evidenciando as práticas profissionais utilizadas pela categoria na busca da viabilização para a efetivação do atendimento de qualidade junto aos adolescentes e seus familiares, tendo em vista todos os desafios posto à efetivação e a materialização do projeto ético político profissional na defesa da proteção integral, considerando todos os aspectos coercitivos e punitivos das instituições socioeducativas, que por vezes, inviabiliza a consolidação do caráter pedagógico através da educação e responsabilização preconizados pela legislação do SINASE, ao qual considera o adolescente que cometeu o ato infracional sujeito de direito e em condição peculiar de desenvolvimento. A metodologia de construção do trabalho se dá a partir de pesquisas bibliográficas de artigos, livros e documentos relacionados à referida temática. Além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se a aplicação de entrevistas com Assistentes Sociais que atuam na instituição acima citada, como instrumento de análise da atuação profissional no campo sócio ocupacional. A pesquisa bibliográfica será feita primeiramente a partir de uma análise histórica acerca da assistência e das políticas sociais no atendimento da infância no Brasil ao longo dos anos, perpassando também pelas legislações que regulamentam as medidas socioeducativas, desde o extinto Código de Menores até a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No segundo momento, a pesquisa busca abordar o perfil dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, tanto no âmbito municipal através do levantamento do perfil dos adolescentes atendidos na unidade de semiliberdade, Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), localizada no município de Macaé – ao qual é administrada pelo DEGASE, quanto no âmbito nacional com base nos dados publicados pelo Levantamento Anual do SINASE, associando ambos levantamentos buscando assim apreender o perfil dos adolescentes inseridos atualmente no sistema socioeducativo brasileiro. Posteriormente, a pesquisa terá como base os debates teóricos no que concerne a atuação profissional dos Assistentes Sociais no espaço sócio- ocupacional da política de atendimento socioeducativo, como ênfase para a medida socioeducativa de semiliberdade, onde inclui-se as observações das profissionais entrevistadas | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the performance of social workers in units that implement the semi- freedom socio-educational measure, outlining as its specific objective the understanding of the reality of the professional daily life of Social Service in the units of the socio-educational system, with particularities for the state of Rio de Janeiro, where socio-educational services are administered and implemented through DEGASE, highlighting the professional practices used by the category in the search for the viability of the effective provision of quality services to adolescents and their families, taking into account all the challenges posed to the implementation and materialization of the professional ethical-political project in defense of comprehensive protection, considering all the coercive and punitive aspects of socio- educational institutions, which sometimes make it impossible to consolidate the pedagogical character through education and accountability advocated by the SINASE legislation, which considers the adolescent who committed the infraction as a subject of rights and in a peculiar condition of development. The methodology for constructing the work is based on bibliographic research of articles, books and documents related to the aforementioned theme. In addition to the bibliographical research, interviews with social workers who work at the aforementioned institution were used as an instrument for analyzing professional performance in the socio- occupational field. The bibliographical research will be conducted primarily based on a historical analysis of assistance and social policies in the care of children in Brazil over the years, also covering the legislation that regulates socio-educational measures, from the extinct Juvenile Code to the enactment of the Child and Adolescent Statute (ECA). In the second stage, the research seeks to address the profile of adolescents serving socio-educational measures, both at the municipal level through a survey of the profile of adolescents served at the semi- freedom unit, Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), located in the city of Macaé – which is administered by DEGASE – and at the national level based on data published by the Annual Survey of SINASE, associating both surveys in order to understand the profile of adolescents currently inserted in the Brazilian socio-educational system. Subsequently, the research will be based on theoretical debates regarding the professional performance of Social Workers in the socio-occupational space of socio- educational care policy, with an emphasis on the semi-freedom socio-educational measure, which includes the observations of the professionals interviewed | - |
Descrição: dc.description | 82 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistente social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento socioeducativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente institucionalizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social worker | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-educational care | - |
Título: dc.title | Serviço Social e Socioeducação: a atuação da(o) assistente social em unidades de semiliberdade para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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