Entre o sonho e a realidade: o "status quo" da educação física escolar brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVázquez, Carmen Franco-
Autor(es): dc.contributorAbelairas Goméz, Cristian-
Autor(es): dc.contributorPereira, Paulo Alberto da Silva-
Autor(es): dc.creatorFerreira Neto, Rubem Barboza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919542-
Descrição: dc.descriptionEsta investigação procurou analisar a influência das políticas públicas educacionais sobre a infraestrutura escolar e o status do componente curricular Educação Física. A investigação caracteriza-se como um estudo de método misto, não obstante referimos a predominância da pesquisa qualitativa no formato de estudo de casos múltiplos. A entrevista semiestruturada e o roteiro de questionário foram osinstrumentos utilizados para a recolha dos dados. O tratamento dos dados qualitativos foi feito através da técnica da análise de conteúdo. Por outro lado, os dados quantitativos foram apreciados pela análise descritiva e inferencial através da frequência absoluta e relativa. A análise de conteúdo fez emergir cinco categorias nucleares: políticas públicas educacionais, infraestrutura escolar, status, prática pedagógica e desvalorização. Os resultados apontam para a ausência de políticas públicas educacionais na infraestrutura desportiva escolar de instalações e materiais, um contexto educacional de precarização das escolas e de ineficiência pública que contribui para a perda de status da Educação Física nos currículos escolares.-
Descrição: dc.descriptionThis investigation sought to analyze the influence of educational public policies on school infrastructure and the status of the curricular physical education component. The investigation is characterized as a mixed method study, nevertheless we mentioned the predominance of the qualitative research in the multi-case study format. The semi-structured interview and the questionnaire script were the instruments used for data collection. Treatment of qualitative data was done through the content analysis technique. On the other hand, quantitative data were assessed by descriptive and inferential analysis through absolute and relative frequency. The content analysis made five nuclear categories: educational public policies, school infrastructure, status, pedagogical practice and devaluation. The results point to the absence of educational public policies in the school sports infrastructure of facilities and materials, an educational context of precarious schools and public inefficiency that contributes to the loss of physical education status in school curricula.-
Descrição: dc.description625 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura escolar-
Palavras-chave: dc.subjectStatus-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policies-
Palavras-chave: dc.subjectSchool infrastructure-
Palavras-chave: dc.subjectStatus-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleEntre o sonho e a realidade: o "status quo" da educação física escolar brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.