Mapeamento da mortalidade por acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro entre 2001 e 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVeloso, Guilherme Augusto-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thiago Ribeiro de Almeida Rocha e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919540-
Descrição: dc.descriptionOs acidentes de trânsito são conhecidos como eventos de causas externas, na qual representam um dos principais problemas mundiais de morbimortalidade. Esses acidentes, além de consequentemente gerarem traumas físicos e psicológicos às vítimas e suas famílias, são responsáveis por elevados custos financeiros no setor de saúde do Brasil. O presente trabalho tem por objetivo mapear a mortalidade por acidentes de trânsito nos municípios do estado do Rio de Janeiro entre 2001 e 2018. Para que esse objetivo seja alcançado, as causas de morte foram divididas em total, ciclistas, motociclistas, veículos motores, pedestres e outros. O número de óbitos foi estimado com base na metodologia do estudo Carga Global de Doenças (Global Burden of Disease – GBD). Índices como o Moran, em suas versões uni e bivariada, foram utilizados para que seja feita uma análise descritiva e exploratória dos óbitos provenientes do trânsito no estado fluminense. No caso da utilização do índice de Moran Bivariado, avaliou-se uma associação espacial das taxas de mortalidade com o Índice Brasileiro de Privação (IBP). Como resultado, observou-se um maior valor das taxas de mortalidade para os homens e na região intermediária de Campos dos Goytacazes. Os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas tiveram o maior aumento das taxas entre 2001 e 2018 ao passo que os acidentes de trânsito envolvendo pedestres tiveram as maiores reduções. Os Índices de Moran Global foram positivos indicando que, globalmente, os municípios tendem a serem similares aos seus respectivos vizinhos no que se refere ao comportamento das taxas de mortalidade padronizadas por idade para acidentes de trânsito. Ao correlacionar espacialmente as taxas de mortalidade no último triênio analisado com o IBP, os valores do Índice de Moran Global Bivariado ficaram, em sua maioria, positivos, ressaltando que os municípios e seus vizinhos possuem, globalmente, similaridade nos valores observados pelas duas variáveis. Isto é, municípios com altas(baixas) taxas de mortalidade possuem vizinhos com altos (baixos) IBP. Os resultados deste estudo utilizando os dados do GBD são importantes para padronizar métodos, possibilitando a comparação entre municípios do estado do Rio de Janeiro e para a análise da evolução temporal, apoiando assim uma compreensão mais confiável da magnitude dos problemas envolvendo causas externas no estado e o planejamento de ações de saúde pública.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectAcidente de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística espacial-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística-
Palavras-chave: dc.subjectAcidente de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectMortalidade-
Título: dc.titleMapeamento da mortalidade por acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro entre 2001 e 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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