Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veloso, Guilherme Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thiago Ribeiro de Almeida Rocha e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919540 | - |
Descrição: dc.description | Os acidentes de trânsito são conhecidos como eventos de causas externas, na qual representam um dos principais problemas mundiais de morbimortalidade. Esses acidentes, além de consequentemente gerarem traumas físicos e psicológicos às vítimas e suas famílias, são responsáveis por elevados custos financeiros no setor de saúde do Brasil. O presente trabalho tem por objetivo mapear a mortalidade por acidentes de trânsito nos municípios do estado do Rio de Janeiro entre 2001 e 2018. Para que esse objetivo seja alcançado, as causas de morte foram divididas em total, ciclistas, motociclistas, veículos motores, pedestres e outros. O número de óbitos foi estimado com base na metodologia do estudo Carga Global de Doenças (Global Burden of Disease – GBD). Índices como o Moran, em suas versões uni e bivariada, foram utilizados para que seja feita uma análise descritiva e exploratória dos óbitos provenientes do trânsito no estado fluminense. No caso da utilização do índice de Moran Bivariado, avaliou-se uma associação espacial das taxas de mortalidade com o Índice Brasileiro de Privação (IBP). Como resultado, observou-se um maior valor das taxas de mortalidade para os homens e na região intermediária de Campos dos Goytacazes. Os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas tiveram o maior aumento das taxas entre 2001 e 2018 ao passo que os acidentes de trânsito envolvendo pedestres tiveram as maiores reduções. Os Índices de Moran Global foram positivos indicando que, globalmente, os municípios tendem a serem similares aos seus respectivos vizinhos no que se refere ao comportamento das taxas de mortalidade padronizadas por idade para acidentes de trânsito. Ao correlacionar espacialmente as taxas de mortalidade no último triênio analisado com o IBP, os valores do Índice de Moran Global Bivariado ficaram, em sua maioria, positivos, ressaltando que os municípios e seus vizinhos possuem, globalmente, similaridade nos valores observados pelas duas variáveis. Isto é, municípios com altas(baixas) taxas de mortalidade possuem vizinhos com altos (baixos) IBP. Os resultados deste estudo utilizando os dados do GBD são importantes para padronizar métodos, possibilitando a comparação entre municípios do estado do Rio de Janeiro e para a análise da evolução temporal, apoiando assim uma compreensão mais confiável da magnitude dos problemas envolvendo causas externas no estado e o planejamento de ações de saúde pública. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mortalidade | - |
Título: dc.title | Mapeamento da mortalidade por acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro entre 2001 e 2018 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: