Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veloso, Leticia Helena Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Jean Carlos Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Domingos, Maria de Lurdes Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Lara Denise Góes da | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Cris Anderson Correa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35457 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919533 | - |
Descrição: dc.description | O estudo procura entender as circunstâncias desencadeantes da síndrome de burnout, como o resultado particular do estresse crônico no trabalho em bibliotecários de bibliotecas universitárias das Instituições de Ensino Superior do Brasil. O estudo teve por objetivo identificar os principais estressores do trabalho e verificar como os agentes estressores podem afetar a organização do trabalho dessa população. Para assim elaborar, sob o prisma da Ergonomia Cognitiva, um modelo de ações com recomendações visando uma gestão eficiente dos agentes estressores dentro do universo em estudo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, dedutiva e aplicada de estudo exploratória, cujos dados foram obtidos utilizando a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão da literatura e, de forma complementar a pesquisa documental. Para a extração, análise e discussão dos resultados dos artigos selecionados, após a revisão da literatura utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. O método escolhido revelou-se eficaz para responder o problema apresentado e permitir que fossem propostas algumas recomendações que podem ser aplicadas no contexto de bibliotecas universitárias, possibilitando tanto o bibliotecário quanto a organização compreenderem e agir sobre esses agentes estressores associados ao trabalho. O produto gerado também permite que as recomendações deste estudo sejam ampliadas ou formatadas para outras realidades de trabalho de organizações públicas ou privadas. | - |
Descrição: dc.description | The study seeks to understand the triggering circumstances of the burnout syndrome, as a particular result of chronic stress at work in librarians of university libraries at Higher Education Institutions in Brazil. The study aimed to identify the main stressors at work and verify how stressors can affect the work organization of this population. With the aim of elaborating, under the prism of Cognitive Ergonomics, a model of actions with recommendations aimed at an efficient management of stressors within the universe under study. This is a study with a qualitative, deductive and applied exploratory study, whose data were obtained using bibliographical research, through literature review and, in a complementary way, documental research. To extract, analyze and discuss the results of the selected articles, after reviewing the literature, the Content Analysis technique was used. The chosen method proved to be effective in responding to the problem presented and allowed the application of some recommendations in the context of university libraries, allowing both the librarian and the organization to understand and act on these stressors associated with work. The generated product also allows the recommendations of this study to be expanded or formatted for other work realities of public or private organizations. | - |
Descrição: dc.description | 160 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de burnout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estressores do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doença profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarians | - |
Palavras-chave: dc.subject | University library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive ergonomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work stressors | - |
Título: dc.title | Bibliotecários e a síndrome de burnout: um estudo da gestão dos agentes estressores sob o prisma da ergonomia cognitiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: