
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mesquita, Cláudio Tinoco | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1232156961278508 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Magliano, Dangelo Carlo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1344478526875095 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mesquita, Cláudio Tinoco | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1232156961278508 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Magliano, Dangelo Carlo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1344478526875095 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rey, Helena Cramer Veiga | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0617314962302213 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1215394507629695 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Paulo Henrique Rosado de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4914421962833024 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8011431258656473 | - |
| Autor(es): dc.creator | Abrantes, Juliana Cadilho da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35653 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919519 | - |
| Descrição: dc.description | A impressão 3D tem sido utilizada em diversas áreas da saúde com resultados positivos e dentro da cardiologia tem sido aplicada principalmente no planejamento cirúrgico e no ensino. A criação de materiais didáticos acurados e práticos para o ensino da anatomia e embriologia cardiológica é importante para contribuir de forma positiva no aprendizado. O presente estudo avaliou de forma comparativa dois grupos de alunos, o grupo controle recebeu o ensino tradicional em sala de aula e com peças cadavéricas no Instituto Anatômico da universidade, porém não teve acesso aos modelos impressos. O grupo 3D, teve o mesmo ensino adicionado ao uso de modelos 3D impressos durante as aulas. Observou-se que houve diferença estatística no desempenho entre as turmas controle e 3D, a turma que utilizou os modelos 3D obteve maior média em comparação a turma controle (p>0,05), o grupo controle obteve média 6,06 e o grupo 3D média 7,64. Considerando a média 6 de aprovação exigida pela universidade: 59,4% de alunos no grupo controle foram aprovados em comparação a 86,4% no grupo 3D. No mais, foi avaliado por meio de um questionário de autossatisfação que os alunos demonstraram satisfação e interesse em relação ao uso dos modelos 3D em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que os modelos impressos em 3D oferecem protótipos de estudo precisos e eficazes. Observou-se melhor performance nos testes no grupo que utilizou o modelo 3D durante as aulas, quando comparado aos alunos que aprenderam somente pelo método de ensino convencional, o que sugere maior efetividade do ensino com uso dos modelos 3D. | - |
| Descrição: dc.description | The 3D printing has been used in various areas of healthcare with positive results, and within cardiology, it has been mainly applied in surgical planning and education. The creation of accurate and practical teaching materials for the study of cardiac anatomy and embryology is important to positively contribute to learning. This study comparatively evaluated two groups of students. The control group received traditional classroom teaching and had access to cadaveric specimens at the Anatomical Institute of the university, but did not have access to the printed models. The 3D group had the same teaching supplemented with the use of 3D printed models during classes. It was observed that there was a statistical difference in performance between the control and 3D groups. The group that used the 3D models had a higher average compared to the control group (p>0.05). The control group had an average of 6.06, while the 3D group had an average of 7.64. Considering the university's passing grade requirement of 6, 59.4% of students in the control group were approved compared to 86.4% in the 3D group. Furthermore, a self-satisfaction questionnaire was used to evaluate the students' feedback, and it showed that the students were satisfied and interested in using 3D models in the classroom. The results obtained demonstrate that 3D printed models provide accurate and effective study prototypes. There was a better performance in tests among the group that used the 3D model during classes, compared to students who learned solely through the conventional teaching method, suggesting a greater effectiveness of teaching with the use of 3D models. | - |
| Descrição: dc.description | 61 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anatomia cardíaca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Embriologia cardíaca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos embriológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anatomia do coração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Embriologia do coração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 3D Printing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cardiac anatomy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cardiac embryology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Embryological models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
| Título: dc.title | Avaliação do uso da impressão 3D no ensino da anatomia e embriologia cardíaca em curso de medicina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: