Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Ana Paula Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo de Tássio Borges da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Bruno de Assis Freire de | - |
Autor(es): dc.creator | Fagundes, Josyane Palmer Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919513 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, estudaram-se os itens das provas do ENADE – Pedagogia aplicadas nos anos de 2017 e 2021. Cada item de prova foi considerado como um texto que compõe uma unidade maior, que é a prova na sua totalidade. A fim de analisar o fluxo existente entre as informações presentes em cada item, foram utilizadas referências teóricas da Linguística Textual. Os itens do ENADE, assim como os do ENEM, são constituídos de texto(s) de suporte com informações que devem ser consideradas pelo candidato na escolha da resposta correta para uma situação problema apresentada no comando, que é a parte do item que indica ao candidato como ele deve utilizar as informações dadas nos textos de suporte. Este trabalho, ao descrever e analisar o fluxo informacional existente entre os textos de suporte, o comando e as possíveis respostas de cada item, confirma que cada item tem uma unidade textual e evidencia a importante função do comando na solução dos itens do ENADE por parte dos estudantes. Entender a organização de itens de prova é importante não só para estudantes que serão submetidos a provas que seguem esse modelo, mas também aos professores de todos os níveis, uma vez que provas fazem parte do cotidiano escolar e, se forem bem elaboradas, além de permitirem avaliações com um bom grau de precisão, exercerão função pedagógica no processo de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | In this study, the exam items of the ENADE – Pedagogy tests administered in 2017 and 2021 were examined. Each test item was considered as a text that makes up a larger unit, which is the exam as a whole. In order to analyze the flow of information present in each item, theoretical references from Textual Linguistics were used. The ENADE items, as well as those of the ENEM, are composed of supporting text(s). containing information that candidates must consider when selecting the correct response for a presented problem in the prompt, is the part of the item that instructs the candidate on how to use the information given in the support texts. This work, by describing and analyzing the informational flow existing between the support texts, the prompt, and the possible responses for each item confirms the existence of a textual unit in each item and underscores the crucial role of the prompt in students' solution strategies for ENADE items. Understanding the organization of exam items is vital not only for students facing exams following this model but also for educators at all levels, as well-designed exams, if executed well, not only enable assessments with a high degree of precision but also serve a pedagogical function in the learning process. | - |
Descrição: dc.description | 30 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | itens do ENADE-Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | linguística textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | coesão textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | ENADE-Pedagogy items | - |
Palavras-chave: dc.subject | textual linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | textual cohesion | - |
Título: dc.title | A Importância do Item como Uma Unidade Textual: exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) Pedagogia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: