Uma análise de práticas sustentáveis e o impacto na competitividade: o caso Natura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLyra, Marcos Puccioni de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5480977221377907-
Autor(es): dc.contributorGrottera, Carolina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5914322907346005-
Autor(es): dc.contributorCohen, Claude Adélia Moema Jeanne-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0614423550718350-
Autor(es): dc.contributorBritto, Jorge Nogueira de Paiva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6568693627641353-
Autor(es): dc.creatorCastro, Gabriella Stelling Peixoto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919508-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investiga a eficiência de estratégias empresariais, ligadas ao desenvolvimento sustentável, no que se refere ao aumento de competitividade motivado pela diferenciação de produtos e minimização de custos. A metodologia segue os eixos de uma investigação teórica, se valendo de literatura sobre economia industrial e economia circular em conjunto a um estudo de caso. Por meio da análise das principais atividades da marca Natura, que valorizam a sustentabilidade e a conservação ambiental, analisa-se os pontos positivos e negativos da aplicação de uma gestão sustentável no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O estudo conclui a eficácia da empresa em alcançar um patamar diferenciador e competitivo, via estruturação e integralização de sua cadeia produtiva, ao passo em que usufrui e investe na conservação de biomas e na proteção da sociobiodiversidade.-
Descrição: dc.descriptionThe present work investigates the efficiency of business strategies, linked to sustainable development, in terms of increasing competitiveness motivated by product differentiation and cost minimization. The methodology follows the axes of a theoretical investigation, using literature on industrial economy and circular economy together with a case study. Through the analysis of the main activities of Natura, which value sustainability and environmental conservation, the positive and negative points of the application of sustainable management in the beauty and personal care market are analyzed. The study concludes the company's effectiveness in reaching a differentiating and competitive level, by structuring and integrating its production chain, while enjoying and investing in the conservation of biomes and in the protection of socio-biodiversity.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia industrial-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenciação de produto-
Palavras-chave: dc.subjectRedução de custos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectNatura-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia industrial-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial economy-
Palavras-chave: dc.subjectProduct differentiation-
Palavras-chave: dc.subjectCost reduction-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable development-
Palavras-chave: dc.subjectNatura-
Título: dc.titleUma análise de práticas sustentáveis e o impacto na competitividade: o caso Natura-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.