Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasiliense, Danielle | - |
Autor(es): dc.contributor | Inocêncio, Lua | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Renata | - |
Autor(es): dc.creator | Jeolá, Talita Carneiro da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919497 | - |
Descrição: dc.description | As telenovelas são historicamente responsáveis por estabelecerem tendências, proporem debates sociais e propagarem conhecimento, atingindo diversos segmentos da população brasileira. Em um dos países que mais mata LGBTQIA+ no mundo, a televisão oferece número reduzido de representatividade qualitativa dos membros dessa comunidade, muitas vezes reforçando estereótipos. Este trabalho busca focar na construção da imagem da mulher dentro das telenovelas, sobretudo das que se relacionam com outras mulheres, analisando a representatividade abordada em Malhação – Viva a Diferença, nas personagens Lica e Samantha. Podendo utilizar o impacto das telenovelas como uma forma de autoconhecimento e mostrando ao público representações assertivas de minorias excluídas, não seria a arte um dos primordiais meios de combate ao preconceito e falta de informação? Para além do objeto de estudo, são apresentadas questões sobre sexualidade e identidade de gênero, com embasamento no movimento feminista, teoria dos estudos de gênero e a teoria queer. | - |
Descrição: dc.description | Telenovelas are historically responsible for establishing trends, proposing social debates and spreading knowledge, reaching different segments of the Brazilian population. In one of the countries that most kills LGBTQIA + in the world, television offers a reduced number of qualitative representativeness of the members of this community, often reinforcing stereotypes. This article seeks to focus on the construction of the image of women within telenovelas, especially those that engage romantic relationships with other women, analyzing the representativeness addressed in Malhação – Viva a Diferença, in the characters Lica and Samantha. Being able to use the impact of telenovelas as a form of self-knowledge and showing the audience an assertive representation of the excluded minority, would not be art one of the primary means of fighting prejudice and lack of information? In addition to the central object of study, questions are presented that allow reflecting on sexuality and gender identity, based on the feminist movement, theory of gender studies and queer theory. | - |
Descrição: dc.description | 56 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telenovela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIA+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malhação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telenovela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telenovela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representativeness | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIA+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malhação | - |
Título: dc.title | A teledramaturgia brasileira e a concepção social das relações afetivas entre mulheres: uma análise de malhação - viva a diferença | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: