A História Ambiental como um caminho para a Educação Ambiental crítica no ensino de Ciências e de Biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorMarques, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Amanda Santos-
Autor(es): dc.contributorCavalieri, Lúcia-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Amanda Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919495-
Descrição: dc.descriptionA tendência crítica da Educação Ambiental (EA), floresce em oposição às demais correntes e ao atual sistema político e econômico que sustenta a deterioração ambiental e as desigualdades socioambientais. Nesse mesmo sentido, a História Ambiental (HA) busca compreender os marcos do processo de transformação das nossas interações com o meio ambiente e repensar a posição do ser humano em suas relações com ele. Diante disso, este trabalho teve como objetivo identificar a presença da HA como um caminho para a EA crítica no ensino de Ciências e Biologia e para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores de ambas as disciplinas e mapeados os contextos em que a Educação Ambiental se entrelaça com a História Ambiental. Foi possível inferir que a EA presente em grande parte das escolas ainda segue o padrão das correntes conservadoras, embora haja um notável esforço dos professores em superá-las, usando abordagens mais críticas, trazendo o assunto para a realidade do aluno e de seus afetos. Além disso, a fala dos docentes corroborou a ideia inicial de que a HA se apresenta como uma ferramenta competente para tratar dos temas de Ciências e de Biologia, colocando em prática uma abordagem crítica, interdisciplinar e integradora como pretende-se por meio da Educação ambiental crítica. Em conclusão, a História Ambiental como abordagem no ensino de Ciências e de Biologia demonstra grande potencial para a práxis da Educação ambiental crítica. É importante que haja uma reestruturação da EA crítica, pautada em mais suporte aos professores, a Educação Básica e atuação significativa do Estado. Durante este trabalho de investigação, novas questões surgiram acerca do uso de uma abordagem históricoambiental, abrindo o caminho para que mais pesquisas sejam feitas nesse campo, que se fazem valorosas, considerando sua consolidação recente.-
Descrição: dc.descriptionThe Environmental Education (EE) critical trend flourishes in opposition to the others and to the current political and economic system that sustains environmental differences and socioenvironmental inequalities. In the same sense, the Environmental History (EH) seeks to understand the marks in the process of transforming our interactions with the environment and compensate for the position of human beings in their relationships with it. In view of this, this work aimed to identify the presence of EH as a way for critical EE in the teaching of Science and Biology and, to this end, semi-structured interviews were carried out with six teachers from both disciplines to find the contexts in which Education Environmental is intertwined with Environmental History. It was possible to infer that the EE present in most schools still follows the pattern of conservative currents, although there is a notable effort by teachers to overcome them, using more critical approaches, bringing the subject to the reality of the student and their affections. Furthermore, the teachers’ answers corroborated the initial idea that EH presents itself as a competent tool to deal with Science and Biology themes, putting into practice a critical, interdisciplinary and integrative approach as intended through Environmental Education criticism. In conclusion, Environmental History as an approach to teaching Science and Biology demonstrates great potential for the praxis of critical environmental Education. It is important that there is a restructuring of critical EE, based on more support for teachers, for Basic Education and significant action by the State. During this research work, new questions arose regarding the use of a historical-environmental approach, opening the way for more research to be carried out in this field, which is valuable, considering its recent consolidation-
Descrição: dc.description95 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Environmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental History-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Título: dc.titleA História Ambiental como um caminho para a Educação Ambiental crítica no ensino de Ciências e de Biologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.