Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Natasha Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sally Andria Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Vanessa Nunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Gamboni, Larissa Eugenia Bezerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919491 | - |
Descrição: dc.description | O jogo "Entre Pontos" fundamenta-se no jogo intitulado "Entre Linhas", criado por Grégory Grard e ilustrado por Simon Douchy e tem como temas centrais a representação em coordenadas cartesianas e o campo semântico de palavras matemáticas e palavras do cotidiano. Este jogo foi produzido pela autora deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e sua colega Beatriz Lima. Neste TCC foi realizada uma pesquisa a partir da aplicação do jogo Entre Pontos em cinco escolas da educação básica, dois eventos educativos e com Internautas, com objetivo de mapear e analisar, por meio da construção de nuvens de palavras, o campo semântico de oito pares de palavras-chave matemáticas que compõem o jogo EntrePontos. Para a construção das nuvens de palavras foi utilizado o programa Wordart.com e para cada um dos oitos pares de palavras-chave foram construídas uma nuvem de palavras por nível de escolaridade (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) e uma de todos os participantes. Grosso modo, essa pesquisa inicial revelou alguns dados interessantes. O primeiro deles é que, dependendo do par de palavras-chave, as frequências relativas das dicas variam de acordo com o nível de escolaridade do público. Outro fato interessante é a descaracterização de algumas palavras-chave do contexto matemática. Este é o caso, por exemplo, da palavra Produto, que em vez de ser pensada como o resultado de uma multiplicação, está associada a algum objeto produzido por uma fábrica ou vendido no comércio. Com a realização desta pesquisa pretende-se contribuir para uma reflexão inicial sobre a matemática que trafega nas mentes dos nossos alunos (dos diversos níveis de ensino) ou do público em geral. Trata-se apenas de um estudo de caso, sem pretensões de generalizações quantitativas | - |
Descrição: dc.description | The game "Between Points" is based on the game entitled "Cross Clues", created by Grégory Grard and illustrated by Simon Douchy and has its central themes the representation in Cartesian coordinates and the semantic field of mathematical words and everyday words. This game was produced by the author of this Final Paper and her colleague Beatriz Lima. In this TCC, a research was carried out from the application of the game Entre Pontos in five schools of basic education, two educational events and with Internet users, with the objective of mapping and analyzing, through the construction of word clouds, the semantic field of eight pairs of mathematical keywords that make up the game Entre Pontos. For the construction of the word clouds, the Wordart.com program was used and for each of the eight pairs of keywords, a word cloud was constructed by level of education (Elementary School, High School and Higher Education) and one of all participants. Roughly speaking, this initial research revealed some interesting data. The first of these is that, depending on the pair of keywords, the relative frequencies of the tips vary according to the audience's level of education. Another interesting fact is the mischaracterization of some key words in the mathematical context. This is the case, for example, of the word Product, which instead of being thought of as the result of a multiplication, is associated with some object produced by a factory or sold in commerce. With the realization of this research it is intended to contribute to an initial reflection on mathematics that traffics in the minds of our students (from different levels of education) or the general public. This is only a case study, with no pretensions of quantitative generalizations. | - |
Descrição: dc.description | 127 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo Semântico; Nuvens de Palavras; Ensino de Matemática; Jogos Educativos; Jogos Colaborativos. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semantic Field; Word Clouds; Mathematics Teaching; Educational Games; Collaborative Games. | - |
Título: dc.title | Entre pontos e palavras: mapeando o campo semântico de conceitos matemáticos por meio da construção de nuvens de palavras. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: