As danças urbanas no ensino médio: diálogos com o hip-hop e o break olímpico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9215067045507386-
Autor(es): dc.contributorCopolillo, Martha Lenora-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8067641537250882-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Maria Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8058214154133917-
Autor(es): dc.creatorSilva, Débora Brandão da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919488-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de uma pesquisa-ação realizada com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz – NATA, localizado no município de São Gonçalo-RJ. A pesquisa foi desenvolvida em três oficinas e a temática foi o movimento Hip-hop, o estilo break e suas relações com a educação física escolar. Este estudo foi dividido em três partes: na primeira parte o texto contextualiza a história da cultura hip-hop, expõe suas características por meio de documentários, livros e entrevistas em que discorre sobre sua chegada ao Brasil; e traz como recorte o break (parte artística do movimento), em que aprofunda e analisa sua participação na realidade da juventude escolar. A segunda parte do estudo provoca o questionamento de como o breaking (estreando como nova modalidade olímpica), pode ser utilizado como conteúdo nas aulas de educação física escolar. Propõe também a reflexão sobre como essa dança urbana chegou ao nível olímpico e como será recebida pelos praticantes e espectadores. A terceira parte é destinada ao relato do planejamento, a experiência e participação dos alunos nas oficinas. A realização das oficinas teve a finalidade pedagógica de apresentar o Break, debater e vivenciar com o “B.boy” Vitor seus movimentos artísticos e, também associar as conversas com a educação física, o que permitirá conhecer diferentes percepções e pensamentos dos estudantes sobre o assunto abordado. Ao concluir o trabalho, espera-se como resultado estabelecer uma conexão entre o break e a Educação Física. A base teórica utilizada foi Isabel Marques (1997) e Coletivo de Autores (1992) para argumentar sobre a importância da dança como componente curricular da disciplina, visto que, a sociedade é promotora de conhecimento e cultura.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present the experience of a research-action performed with classes of the third year of high school, in the State College Valentim dos Santos Diniz - NATA, located in the municipality of São Gonçalo-RJ. The research was developed in three workshops and the theme was the hip-hop movement, the break style and its relationships with school physical education. This study was divided into three parts: in the first part the text contextualizes the history of hip-hop culture, exposes its characteristics through documentaries, books and interviews in which it talks about its arrival in Brazil; and brings how to cut the break (artistic part of the movement), in which it deepens and analyzes its participation in the reality of school youth. The second part of the study prompts the questioning of how breaking (debuting as a new Olympic modality) can be used as content in school physical education classes. It also proposes reflection on how this urban dance comes at the Olympic level and how it will be received by practitioners and spectators. The third part is intended for the reporting of planning, experience and participation of students in workshops. The realization of the workshops had the pedagogical purpose of presenting Break, discussing and experiencing with the "bboy" Vitor their artistic movements and, also associating the conversations with the physical education, which will allow to know different perceptions and thoughts of the students on the subject addressed. When completing the work, it is expected as a result to establish a connection between break and Physical Education. The theoretical basis used was Isabel Marques (1997) and Collective of Authors (1992) to argue about the importance of dance as a curricular component of the discipline, since, society is promoter of knowledge and culture.-
Descrição: dc.description36 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHip-hop-
Palavras-chave: dc.subjectBreak-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectHip-hop (Cultura popular)-
Palavras-chave: dc.subjectDança de rua-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectHip-hop-
Palavras-chave: dc.subjectBreak-
Palavras-chave: dc.subjectDance-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleAs danças urbanas no ensino médio: diálogos com o hip-hop e o break olímpico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.