Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Rogério Pacheco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7362633973737428 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8520406366813912 | - |
Autor(es): dc.contributor | Madeira Filho, Wilson | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4329212215460184 | - |
Autor(es): dc.creator | Rangel, Isabela de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919486 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda a experiência do Teatro Legislativo durante o mandato do vereador Augusto Boal, sob a perspectiva da crise da democracia representativa. Fitando realizar um resgate histórico da produção legislativa desenvolvida nesse período, inicialmente, são trazidas as diversas formulações de democracia e é feito um breve apanhado histórico com os conceitos chave na definição atual de democracia. Além disso, são averiguadas as discussões que cercam a chamada crise atual da democracia representativa junto com as possíveis causas e os respectivos reflexos sociais. Defronte desse cenário, o estudo se aprofunda nos próprios conceitos básicos de teatro político e do teatro do oprimido, já que estes são os ideais que nortearam a experiência de produção legislativa com a técnica do teatro legislativo. Assim, a pesquisa mergulhou na definição de Augusto Boal do “espect.-ator”, ou seja, do espectador que não deve apenas assistir e sim, participar de forma ativa, sendo pontuado ainda seu paralelo com o cidadão representado. Acrescentou-se a estrutura do mandato com suas divisões nos chamados núcleos de teatro do oprimido, responsáveis por praticar as atividades e os jogos teatrais junto as comunidades selecionadas. Dessa forma, foi possível trazer para essa investigação a maioria dos projetos de lei pensados a partir das sessões de teatro legislativo e procurou-se, inclusive, o destaque da formação do núcleo encarregado da norma oferecida. Em suma, após o cotejo dos diversos projetos de lei, foram explorados os fatores que limitaram a experiência. Por fim, coube uma análise das características do vivido na cidade do Rio de Janeiro durante o mandato com os conceitos básicos da democracia deliberativa. A hipótese inicial era de que os projetos de lei pensados por esta técnica corresponderiam a um método de abertura de ponte de diálogo com os cidadãos e os representantes. Ao final, foi percebido que além desse contato com o sistema político, os participantes, possivelmente, potencializaram as suas próprias identidades, como sujeitos e, portanto, compreendeu-se que a experiência foi capaz de fortalecer a própria cultura democrática. | - |
Descrição: dc.description | The work displayed here evaluates the experience of the Legislative Theater throughout the mandate of the councilman Augusto Boal under the perspective of the crises in the representative democracy. The essay starts by bringing out the varied definitions of democracy, summing up its historical key concepts seeking to define the notion of democracy in the modern days. The goal is to rescue from history the lawmaking techniques developed during that time. Besides that, it is also analyzed the discussion around the contemporary crises in the representative democracy, as well as the possible causes for it and its social consequences. Therefore the study deepens itself in the basic ideas of the political theater and the theater of the oppressed since those are the ideals that guided the experiment of law-making with the Legislative Theater technique. Thus the research plunged into Augusto Boal's definition of "spectactor" which means that the spectator should not only spectate but also act actively keeping always in mind its parallel with the represented citizen. It was added to the work the mandate structure which was divided into sets of the theater of the oppressed responsible for exercising activities and games alongside the selected communities. That being the case it was possible to research most of the law drafts originated from the experience, highlighting the set entrusted and its proposed bill. All in all, after juxtaposing the many law drafts, the limiting aspects of the experience were surveyed. Finally, the basic concepts of the deliberative democracy were used to look over the characteristics of what happened to the city of Rio de Janeiro during Boal's mandate. The hypothesis was that the law bills created using this technique would work as a pathway between citizens and representatives opening up a new form of dialog. In conclusion, it was noticed that the experiment not only engaged those involved with the political system but also it might have helped them better understand their identities as citizens, meaning that the experiment might have strengthened the democratic culture | - |
Descrição: dc.description | 79 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise da democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do oprimido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro legislativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção legislativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder legislativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crises in democracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater of the oppressed | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislative Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law-making process | - |
Título: dc.title | A crise da democracia representativa e o teatro legislativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: