Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Samanta Luíza da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Fabrícia Moreira Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Cissa | - |
Autor(es): dc.creator | Hoffmann, Marília Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Tatiana Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Helen Cristiny Teodoro Couto | - |
Autor(es): dc.creator | Mata, Luciana Regina Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34624 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919480 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Mapear os instrumentos validados disponíveis na literatura para avaliação de conhecimentos e atitudes de estudantes de graduação na área da saúde sobre segurança do paciente. Método: Revisão de escopo conduzida a partir da metodologia Joanna Briggs Institute, com utilização da extensão do checklist PRISMA-ScR, nas seguintes fontes de informação: Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE via Pubmed, COCHRANE, CINAHL, Scopus, Embase, Web of Science e Google Scholar. Serão considerados elegíveis estudos que respondam à pergunta de pesquisa, publicados em inglês, português e espanhol e que apresentem a descrição do instrumento utilizado. A seleção ocorrerá de maneira independente por dois revisores, a partir do software Rayyan. Divergências serão apreciadas por um terceiro revisor. Síntese e extração dos dados serão executadas considerando os itens de um formulário elaborado pelos autores. Os resultados serão apresentados por meio de quadro resumo, fluxograma e discussão narrativa. Registro da revisão no Open Science Framework: https://osf.io/wak7f. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Objective: To map the validated instruments available in the literature to assess the knowledge and attitudes of undergraduate students in the health area about patient safety. Method: A scoping review conducted based on the Joanna Briggs Institute methodology, using the PRISMA-ScR checklist extension, in the following information sources: Virtual Health Library, MEDLINE via Pubmed, COCHRANE, CINAHL, Scopus, Embase, Web of Science and Google Scholar. Studies that answer the research question, published in English, Portuguese and Spanish and that present a description of the instrument used will be considered eligible. Selection will take place independently by two reviewers, based on the Rayyan software. Disagreements will be appreciated by a third reviewer. Data synthesis and extraction will be performed considering the items of a form prepared by the authors. The results will be presented through a summary chart, flowchart and narrative discussion. Review record in the Open Science Framework: https://osf.io/wak7f. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Mapear los instrumentos validados disponibles en la literatura para evaluar el conocimiento y las actitudes que poseen los estudiantes universitarios del área de la salud sobre la seguridad del paciente. Método: Revisión de alcance realizada según la metodología del Joanna Briggs Institute, utilizando la extensión de la checklist PRISMA-ScR, en las siguientes fuentes de información: Biblioteca Virtual en Salud, MEDLINE a través de Pubmed, COCHRANE, CINAHL, Scopus, Embase, Web of Science y Google Scholar. Se considerarán elegibles los estudios que respondan a la pregunta de investigación, publicados en inglés, portugués y español y que presenten una descripción del instrumento utilizado. La selección se llevará a cabo de forma independiente por dos revisores mediante el software Rayyan. Un tercer revisor evaluará los desacuerdos. La síntesis y extracción de los datos se realizará considerando los ítems de un formulario elaborado por los autores. Los resultados se presentarán a través de cuadro resumen, diagrama de flujo y discusión narrativa. La revisión fue registrada en Open Science Framework: https://osf.io/wak7f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Relação: dc.relation | Contido em: ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285 | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do Paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquéritos e Questionários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Ciências da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patient Safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surveys and Questionnaires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Knowledge, Attitudes and Practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Sciences Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seguridad del Paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encuestas y Cuestionarios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conocimientos, Actitudes y Prácticas de salud | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudiantes de Ciencias de la Salud | - |
Título: dc.title | Instrumentos sobre conhecimentos/atitudes em segurança do paciente entre graduandos: protocolo de revisão de escopo | - |
Título: dc.title | Instruments on patient safety knowledge/attitudes among undergraduate students: a scoping review protocol | - |
Título: dc.title | Instrumentos sobre conocimientos/actitudes que poseen los estudiantes universitarios sobre seguridad del paciente: protocolo de revisión de alcance | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: