Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Mayka Juliana Castellano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7731342639757477 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Daniel Rios | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7145953651482200 | - |
Autor(es): dc.contributor | Polivanov, Beatriz Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9767195672186044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Popolin, Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7971763823854813 | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Matheus Cunha Panaro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33743 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919474 | - |
Descrição: dc.description | A primeira campanha publicitaria estrelada por uma drag queen no Brasil foi veiculada em 2016, com Pabllo Vittar protagonizando “Louca por Cores”, peça da empresa de cosméticos Avon. Desse momento em diante, foi possível observar a crescente caminhada trilhada pelas drags em publicidades. Esse estudo visa entender o porquê dessa abertura das portas na indústria publicitária e qual o interesse das marcas em inserir a arte drag, abrindo o diálogo sobre representatividade em suas campanhas. Através de uma análise sobre o papel da arte drag na sociedade e nos estudos de Marketing, é visado nesse estudo compreender como a representação e a performance são veiculadas em determinadas publicidades, refletindo sobre o Pink Money gerado por tais campanhas em âmbito nacional, tendo a artista como protagonista. Argumentamos que Pabllo Vittar desempenhou papel relevante nesta trajetória, representando repentinamente a comunidade LGBQIA+, abrindo portas para uma nova forma de construção do imaginário da arte drag na mídia, ao passo que o crescimento da violência contra a comunidade só cresce na última década. | - |
Descrição: dc.description | The first advertising campaign starring a drag queen in Brazil was aired in 2016, with Pabllo Vittar starring in “Louca por Cores”, launched by the cosmetics company Avon. From that moment on, it was possible to observe the growing path taken by the drags in advertisements. This study aims to understand why this opening of doors in the advertising industry and what is the interest of brands in inserting the art of drag, opening the dialogue about representation in their campaigns. Through an analysis of the role of drag art in society and in Marketing studies, this study aims to understand how representation and performance are conveyed in certain advertisements, reflecting on the Pink Money generated by such campaigns at the national level, having the artist as protagonist. We argue that Pabllo Vittar played a relevant role in this trajectory, suddenly representing the LGBQIA+ community, opening doors to a new way of building the drag art imaginary in the media, while the growth of violence against the community has only grown in the last decade. | - |
Descrição: dc.description | 68 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pablo VIttar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drag queen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pink money | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drag queen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Advertising | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pablo Vittar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drag queen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pink money | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Título: dc.title | Pablo Vittar: a drag queen pioneira na publicidade brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: