O mercado de trabalho da pessoa produtora de distribuição em plataformas audiovisuais digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVelloso, Vítor da Costa-
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián Rodrigo Magioli-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Joana D´Arc Fernandes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gabriel Silveira Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919468-
Descrição: dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso visa contribuir para os estudos sobre a transformação digital no mercado audiovisual brasileiro, examinando as principais metodologias de trabalho e culturas empresariais que sustentam a produção de produtos técnicos em de distribuição e publicação. A pesquisa partiu de uma imersão no mercado de trabalho realizada ao longo de quatro anos (2019-2023) com trabalhadores de uma empresa de distribuição de entretenimento digital denominada "Grafite Tech"1. Visando o anonimato dos colaboradores, a descrição de processos e criação de personagens foi combinada à experiência pessoal do autor no local de trabalho. Além da imersão, foi feita uma revisão bibliográfica abrangente com referências do campo de pesquisa do trabalho digital como Ricardo Antunes (2023), que explora a desantropomorfização do trabalho no contexto das plataformas digitais, e pensadores da comunicação digital como Villem Flusser (2011), que discute o impacto das novas tecnologias na sociedade contemporânea. O estudo conclui que a digitalização trouxe tanto oportunidades quanto desafios para a indústria audiovisual brasileira. Facilitou novas formas de produção e distribuição, permitindo uma redução de trabalho manual na distribuição, mas também introduziu impasses éticos que precisam ser revisados. A análise crítica sugere que a automação e a alienação do trabalho vivo (ANTUNES, 2023) daqueles que sustentam a infra-estrutura das plataformas digitais são tendências preocupantes, destacando a necessidade de uma regulamentação mais eficaz das plataformas digitais para garantir um ambiente digital mais ético e transparente.-
Descrição: dc.descriptionThis Undergraduate Thesis aims to contribute to studies on digital transformation in the Brazilian audiovisual market, examining the main work methodologies and corporate cultures that support the production of technical products on digital distribution and publishing platforms. The research was based on a work immersion conducted over four years (2019-2023) with employees of a digital entertainment distribution company named "Grafite Tech"2. The immersion took place in a daily work environment. To ensure participant anonymity, descriptions of processes and character creation were combined with the author's personal workplace experience. In addition to the immersion, a comprehensive literature review was conducted, drawing on references from the digital labor research field such as Ricardo Antunes (2023), who explores the deanthropomorphization of labor in the context of digital platforms, and digital communication thinkers like Villem Flusser (2011), who discusses the impact of new technologies on contemporary society. The study concludes that digitalization has brought both opportunities and challenges to the Brazilian audiovisual industry. It has facilitated new forms of production and distribution, allowing for a reduction in manual labor in distribution, but has also introduced ethical dilemmas that need to be addressed. Critical analysis suggests that automation and the alienation of live labor (ANTUNES, 2023) of those who sustain the infrastructure of digital platforms are concerning trends, highlighting the need for more effective regulation of digital platforms to ensure a more ethical and transparent digital environment.-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlataformas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMercado audiovisual brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectDesantropomorfização-
Palavras-chave: dc.subjectDigitalização-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectDigital platforms-
Palavras-chave: dc.subjectWork methodology-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian audiovisual market-
Palavras-chave: dc.subjectDeanthropomorphization-
Palavras-chave: dc.subjectDigitalization-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithms-
Palavras-chave: dc.subjectVideo games-
Título: dc.titleO mercado de trabalho da pessoa produtora de distribuição em plataformas audiovisuais digitais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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