
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, William de Goes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo de Tássio Borges da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Maria Beatriz Teixeira dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35178 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919460 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho visa contribuir com reflexões sobre a surdez, com enfoque nas diferentes línguas de sinais indígenas, podendo contribuir para a elaboração de uma educação multilinguística, levando em consideração a pluralidade de línguas faladas e línguas de sinais indígenas existentes no território brasileiro, promovendo a inclusão de todos os alunos. Este trabalho foi realizado a partir de revisões bibliográficas, trazendo a história das comunidades surdas e indígenas, suas transformações culturais e as contribuições legislativas para a educação de surdos. A análise de dados deu origem através de pesquisa qualitativa, em que foram analisadas 16 dissertações de pesquisadores no âmbito da língua de sinais indígenas, onde os resultados mostraram a importância do mapeamento dos sinais emergentes para cursos de licenciatura, formação de professores e dos cursos de tradução e intérpretes de libras, pois não há presença de disciplinas relacionadas às diferentes línguas indígenas na grade curricular. Deve-se incentivar projetos de pesquisas acerca dos povos originários, sua cultura e diversidade de línguas faladas e língua de sinais, visando a aquisição de conhecimento, incentivo de criação de políticas públicas voltadas para combater a discriminação e preconceito. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to contribute with reflections on deafness, with a focus on different indigenous sign languages, and may contribute to the development of a multilingual education taking into account the plurality of spoken languages and indigenous sign languages existing in the Brazilian territory, promoting the inclusion of all students. This work was carried out based on bibliographic reviews, bringing the history of deaf and indigenous communities, their cultural transformations and legislative contributions to the education of the deaf. Data analysis originated through qualitative research, in which 16 dissertations by researchers in the field of indigenous sign language were analyzed, where the results showed the importance of mapping emerging signs for degree courses, teacher training and courses in translation and sign language interpreters, as there are no disciplines related to different indigenous languages in the curriculum. Research projects about native peoples, their culture and diversity of spoken languages and sign language should be encouraged, aiming at acquiring knowledge, encouraging the creation of public policies aimed at combating discrimination and prejudice. | - |
| Descrição: dc.description | 51 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | multilinguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | povos originários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sinais indígenas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | diversidade linguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | multilingual education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | native peoples | - |
| Palavras-chave: dc.subject | indigenous signs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | linguistic diversity | - |
| Título: dc.title | Trajetória educacional de surdos: uma perspectiva da educação de indígenas surdos no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: