Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Gabrielle Porfírio | - |
Autor(es): dc.creator | Beltran, Rebeca Iwankiw Lessa | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Karla Crozeta | - |
Autor(es): dc.creator | Trigueiro, Tatiane Herreira | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Carolina Poite de | - |
Autor(es): dc.creator | Pol, Thaiane Almeida da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Figueredo, Alda Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34616 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226598 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919447 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: mapear as estratégias de desenvolvimento da competência de liderança de enfermeiros nos serviços de saúde. Método: revisão de escopo desenvolvida conforme proposto pelo Instituto Joanna Briggs. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos científicos originados de pesquisas de fontes primárias e secundárias, relatos de experiência, estudos de casos e artigos de reflexão com conteúdo completo disponível, sem restrição de idioma ou ano de publicação, que descrevessem estratégias para o desenvolvimento da competência de liderança direcionada aos profissionais enfermeiros nos serviços de saúde. Resultados: doze artigos compuseram a amostra, os quais apresentaram como estratégias os programas de desenvolvimento de líderes, os programas com foco no planejamento de sucessão, os processos de tutorias como o coaching e mentoring e a inovação. Conclusão: observou-se que, embora os estudos reconheçam a liderança de enfermagem como competência essencial para a prática profissional dos enfermeiros, poucos trazem estratégias de desenvolvimento, especialmente em serviços de saúde. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Objective: to map the strategies for developing the leadership competence of nurses in health services. Method: a scoping review was developed as proposed by the Joanna Briggs Institute. The following inclusion criteria were established: scientific articles originating from primary and secondary sources, experience reports, case studies, and reflection articles with full content available, with no language or date restriction, which described strategies for the development of nurses' leadership competence, in health services. Results: twelve articles made up the sample, which presented as strategies the leadership development programs, programs focused on succession planning, mentoring and coaching processes, and innovation. Conclusion: it was observed that, although studies recognize nursing leadership as an essential competence for the professional practice of nurses, few have approached development strategies, especially in health services. | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285 | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiras e Enfermeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nurses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Services | - |
Título: dc.title | Estratégias para o desenvolvimento da liderança de enfermeiros nos serviços de saúde: revisão de escopo | - |
Título: dc.title | Strategies for the development of nurses' leadership in health services: a scoping review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: