Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Devide, Fabiano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7221628863009963 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Mackson Luiz Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Marcelo Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4972698026123559 | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso Júnior, Renato Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919432 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to map the teaching of Adventure Body Practices in school Physical Education classes in public schools in Niterói that are linked to the disciplines of Research and Teaching Practice of the Institute of Physical Education - Federal University Fluminense. With a qualitative, descriptive and exploratory approach, data collection was done through semi-structured interviews with seven Physical Education teachers, who work in the second segment of Elementary or High School. For data analysis, the principles of categorization of Content Analysis were used. The results analyzed from the referential originated the categories: "Predominance of collective sports x Body Culture", "The recognition of Adventure Body Practices in oficial documents and continuing education" and "Not teaching of Adventure Body Practices: challenges, gaps in training and pedagogical accommodation". We conclude that the Adventure Body Practices are little addressed in the PE classes of the schools surveyed, and that when it occurs, the treatment of these contents appears defined by limitations that cross their teaching. Still, it's possible to perceive teachers transgressing the challenges presented in order to understand the benefits provided by these practices. | - |
Descrição: dc.description | 84 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas corporais de aventura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte de aventura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esṕorte escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching contents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adventure body practices | - |
Título: dc.title | O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: