
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Odivaldo Cambraia | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Wesley Xavier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34423 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919430 | - |
| Descrição: dc.description | No ensino de química, as complexidades abrangem conceitos macroscópicos, microscópicos e simbólicos, agravadas pelos desafios da matemática. A revolução tecnológica impulsionou a busca por abordagens inovadoras, desafiando educadores a incorporar ferramentas digitais. A compreensão e aplicação adequada desses recursos visam melhorar a aprendizagem, preparando alunos para desafios contemporâneos. O estudo, centrado em artigos da revista "Química Nova na Escola", analisa características e funcionalidades no uso de recursos digitais no ensino de química, destacando sua relevância e adota uma pesquisa qualitativa documental para esta investigação. Focando nos artigos da revista nos últimos 5 anos, a pesquisa documental se utiliza da Análise Textual Discursiva (ATD). Essa abordagem permite ao pesquisador extrair informações e insights de fontes de dados existentes, eliminando a necessidade de coleta adicional de dados de campo, e visa compreender discursos, identificar temas e contextualizar significados nos artigos examinados. O estudo analisou 216 artigos da revista, identificando 13 relacionados ao uso de ferramentas digitais no ensino de Química. Três artigos, mais teóricos, não discutiam aplicação em sala de aula, concentrando-se em potencialidades futuras. Os 10 restantes foram categorizados por estratégias metodológicas, com 6 artigos, e a ausência delas, com 4 artigos. Predominantemente, o uso de ferramentas digitais ocorre no ensino superior e na formação de professores. A pesquisa destaca a escassez de estudos sobre sua aplicação direta no ensino médio e fundamental, atribuída à recente e rápida evolução tecnológica, desafios de assimilação no ensino superior e limitações de infraestrutura nas instituições brasileiras. Reconhecendo obstáculos, o estudo destaca a crescente importância das ferramentas digitais para promover engajamento e aprofundamento conceitual, refletindo uma resposta dinâmica às demandas educacionais contemporâneas. | - |
| Descrição: dc.description | In chemistry education, complexities encompass macroscopic, microscopic, and symbolic concepts, compounded by the challenges of mathematics. The technological revolution has driven the quest for innovative approaches, challenging educators to integrate digital tools. The understanding and proper application of these resources aim to enhance learning, preparing students for contemporary challenges. Focused on articles from the "Química Nova na Escola" journal, the study analyzes characteristics and functionalities in the use of digital resources in chemistry education, underscoring their relevance. It adopts a qualitative documentary research approach, utilizing Textual Discursive Analysis (TDA). This method allows the researcher to extract information and insights from existing data sources, eliminating the need for additional field data collection, and seeks to comprehend discourses, identify themes, and contextualize meanings in the examined articles. The study scrutinized 216 journal articles, identifying 13 related to the use of digital tools in Chemistry education. Three more theoretical articles did not discuss classroom application, focusing on future potentialities. The remaining 10 were categorized based on methodological strategies, with 6 articles utilizing them and 4 lacking such strategies. Predominantly, the use of digital tools occurs in higher education and teacher training. The research highlights the scarcity of studies on their direct application in secondary and elementary education, attributed to the recent and rapid technological evolution, challenges of assimilation in higher education, and infrastructure limitations in Brazilian institutions. Acknowledging obstacles, the study emphasizes the growing importance of digital tools in promoting engagement and conceptual depth, reflecting a dynamic response to contemporary educational demands. | - |
| Descrição: dc.description | 35 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem móvel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual learning environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital resources | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching aids | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
| Título: dc.title | Uso de recursos digitais no ensino de química: análise a partir de publicações da revista qnesc | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: