Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lamonica, Marcos Tostes | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Vanessa Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Monfardini, Rodrigo Delpupo | - |
Autor(es): dc.creator | OLIVEIRA, GEÓRGIA GABRIELLE GUIMARÃES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35760 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919424 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca, a partir das abordagens teóricas de Kaldor e autores desenvolvimentistas, discorrer sobre o processo de desenvolvimento econômico do Brasil e as mudanças de sua estrutura produtiva ao longo da história, e quais são as influências no crescimento real da sua formação bruta de capital fixo no longo prazo. Sob essa perspectiva, é de devida importância analisar como as decisões tomadas pelos agentes de políticas macroeconômicas transformam, ou não, a capacidade produtiva brasileira em períodos importantes de sua trajetória. Com efeito, a partir de uma análise empírica de dados e fatos históricos, calcado no referencial teórico keynesiano, esta monografia tem como objetivo estudar sobre os impactos e transformações estruturais na produtividade brasileira ao longo de seu curso, mais especificamente a partir do II Plano Nacional do Desenvolvimento iniciado em 1974 no Brasil, dando a devida importância aos diferentes comportamentos dos agentes macroeconômicos e perpassando, consequentemente, por suas ideias e vieses ideológicos das políticas econômicas do período. Tendo em vista tais pontos, será necessário detalhar períodos marcantes da história econômica brasileira, além dos cenários políticos e econômicos internos e externos, desde, por exemplo, o esgotamento do modelo de crescimento vivido pela economia brasileira no final da década de 1970 e sentido com maior intensidade no período de redemocratização do Brasil. Diante de todo o conturbado cenário enfrentado pelo país, além de outras economias em desenvolvimento, ficam evidentes suas vulnerabilidades diante de crises econômicas internacionais, o que também será analisado neste trabalho, como a crise do subprime nos EUA em 2008, que, posteriormente se espraiou por todo o mundo e foi sentida mais intensamente em economias em tardio desenvolvimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | A ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOBRE A INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: