A percepção dos servidores técnico-administrativos de uma unidade da Universidade Federal Fluminense sobre a capacitação profissional continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Soraia Marcelino-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4454302097447535-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Victor Cláudio Paradela-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439-
Autor(es): dc.contributorCampos, Mauro Macedo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9868180374193429-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0474492985178903-
Autor(es): dc.creatorSouza, Camila Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919423-
Descrição: dc.descriptionA capacitação profissional continuada tem sido considerada um diferencial para as organizações que a implementam e a incentivam entre seus funcionários. O setor público atualmente passa por um processo de transformação digital, o que está levando as Instituições Federais de Ensino Superior a promoverem a capacitação e a qualificação de seu quadro funcional como uma de suas prioridades. Esse processo vem demandando a utilização de novas tecnologias pelos servidores, tanto em suas atividades laborais, quanto em seu próprio desenvolvimento por meio de ações que utilizam a educação a distância. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) sobre a participação em ações continuadas de capacitação profissional e a importância dela para a qualidade do serviço prestado. Para atingir o objetivo proposto nesta pesquisa, foi realizado um levantamento de dados em três campos distintos: bibliográfico, documental e pesquisa de campo. Tratou-se ainda de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa, que foi conduzida por meio de um estudo de caso. Nesse sentido, foi aplicado um questionário estruturado junto aos servidores técnico-administrativos da EEIMVR, bem como realizados dois grupos focais com esses servidores. Em seguida, os dados coletados na pesquisa de campo foram analisados e discutidos de modo a auxiliarem na identificação de propostas de melhorias que poderão ser implementadas na Unidade objeto deste estudo. Percebeu-se, de modo geral, que os servidores entendem a importância da capacitação profissional continuada e que estão participando dessas iniciativas. Porém, identificaram-se alguns aspectos que precisam ser trabalhados internamente para a melhoria da prestação dos serviços que são executados por esses servidores-
Descrição: dc.descriptionContinuous professional training has been considered a differential for organizations that implement and encourage it among their employees. The public sector is currently undergoing a process of digital transformation, which is leading Federal Institutions of Higher Education to promote the training and qualification of their staff as one of their priorities. This process has been demanding the use of new technologies by civil servants, both in their work activities and in their own development through actions that use distance education. Thus, the present work aimed to analyze the perception of the technical-administrative servants of the School of Industrial Metallurgical Engineering of Volta Redonda (EEIMVR) about the participation in continuous actions of professional training and its importance for the quality of the service provided. To achieve the objective proposed in this research, a survey of data was carried out in three different fields: bibliographic, documentary and field research. It was also an exploratory research with a quali-quantitative approach, which was conducted through a case study. In this sense, a structured questionnaire was applied to the technical-administrative servers of the EEIMVR, as well as two focus groups with these servers. Then, the data collected in the field research were analyzed and discussed in order to help identify proposals for improvements that could be implemented in the Unit object of this study. It was perceived, in general, that the servers understand the importance of continuing professional training and that they are participating in these initiatives. However, some aspects were identified that need to be worked on internally to improve the provision of services that are performed by these servers-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição federal de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional training-
Palavras-chave: dc.subjectFederal institution of higher education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional qualification-
Título: dc.titleA percepção dos servidores técnico-administrativos de uma unidade da Universidade Federal Fluminense sobre a capacitação profissional continuada-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.