Determinantes do crescimento do ecommerce no Brasil e América Latina: uma aplicação de dados em painel

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLuizar Obregon, Jesus Alexei-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0977461820240190-
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/506184407032003-
Autor(es): dc.contributorOliveira, André Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8768534561033199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8550666862147008-
Autor(es): dc.creatorCâmara, Guilherme Defelippe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919392-
Descrição: dc.descriptionO comercio eletrônico, ou ecommerce, vem tendo um crescimento expressivo ao redor do mundo e se tornando cada vez mais relevante no setor de comercio. O Objetivo deste trabalho é analisar o crescimento dos países da América Latina no período de 2005 à 2019 e buscar entender os Determinantes de Crescimento através do método de painel de dados. Para tanto, o tamanho do mercado foi modelado com as variáveis candidatas utilizando o método de efeitos fixos. Através das ferramentas de séries temporais foram identificadas evidencias de autocorrelação serial nos resíduos e portanto de subidentificação do modelo. Isso constitui um argumento em favor da existência de outros determinantes,bem como,a introdução de técnicas mais sofisticadas como dados painel dinâmicos para uma modelagem mais aprimorada na descrição do mercado de comercio eletrônico.-
Descrição: dc.descriptionElectronic commerce, or ecommerce, has been experiencing significant growth around the world and is becoming increasingly relevant in the commerce sector. The objective of this paper is to analyze the growth of Latin American between 2005 and 2019, countries and seek to understand the Determinants of Growth through the panel data method. For this purpose, the size of the market was modeled with the candidate variables using the fixed effects method. Using time series tools, evidence of serial autocorrelation in the residuals and therefore underidentification of the model were identified. This constitutes an argument in favor of the existence of other determinants, as well as the introduction of more sophisticated techniques such as dynamic panel data for better modeling in the description of the electronic commerce market.-
Descrição: dc.description39 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComercio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectDados em painel-
Palavras-chave: dc.subjectEfeitos fixos-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo longitudinal-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectData panel-
Palavras-chave: dc.subjectFixed effects-
Título: dc.titleDeterminantes do crescimento do ecommerce no Brasil e América Latina: uma aplicação de dados em painel-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.