Nas entrelinhas dos relatórios: entre o vivido e o registrado, a prática docente desvelada em um texto que diz do(a) aluno(a), mas também da professora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Carmen Lúcia Vidal-
Autor(es): dc.contributorPereira, José Walter-
Autor(es): dc.contributorAlves, Luciana Pires-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Minna Gondim Marques-
Autor(es): dc.creatorViana, Nívea Fernanda Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919371-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa que compõe esta dissertação se insere no campo dos Estudos com os Cotidianos das Classes Populares e acontece em uma escola pública da rede municipal de Niterói, com grupos de alunos do 1o e 2o anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e três professoras atuantes nestes grupos. Destaca-se a escola como um espaço de produção de conhecimento e formação de professores pesquisadores, que refletem criticamente sobre sua prática educativa. O campo desta pesquisa é também o meu local de atuação como professora dos anos iniciais e gestora da escola, assim, esta escrita também fala do meu próprio percurso formativo. A pesquisa utiliza relatórios avaliativos produzidos pelas professoras como material de estudo, considerando-os uma escrita docente e um documento que influencia a vida acadêmica dos alunos. A questão central da pesquisa é investigar o que emerge dos relatórios avaliativos como sinalização das práticas pedagógicas das professoras, buscando discutir esses documentos no contexto da prática pedagógica e sua contribuição para a formação docente. Busca ampliar o sentido dos relatórios além de sua função burocrática, explora sua perspectiva, concepções e contexto de produção. Utiliza como metodologia de pesquisa a investigação dos documentos e as conversas com as professoras como forma de reflexão compartilhada sobre os relatórios, visando contribuir para a transformação da prática docente. Os estudos aqui apresentados visam contribuir para a implementação de um processo de escrita reflexiva dos relatórios avaliativos dos alunos, buscando uma prática que se alinhe aos princípios da Documentação Narrativa das Práticas Pedagógicas propostos por Daniel Súarez.-
Descrição: dc.descriptionThe research that makes up this dissertation falls within the field of Studies with the Daily Life of the popular classes and takes place in a public school in the municipal network of Niterói with groups of students from the 1st and 2nd years of the first cycle of elementary school and three teachers working in these groups. It highlights the school as a space for the production of knowledge and the training of research teachers, who critically reflect on their educational practice. The field of this research is also my place of work as an early years teacher and school principal, so this writing also talks about my own formative journey. The research uses evaluation reports produced by teachers as study material, considering them to be teaching writing and a document that influences students' academic lives. The central question of the research is to investigate what emerges from the evaluation reports as a sign of teachers' pedagogical practices, seeking to discuss these documents in the context of pedagogical practice and their contribution to teacher training. It seeks to expand the meaning of reports beyond their bureaucratic function, exploring their perspective, conceptions and production context. It uses document research and conversations with teachers as a research methodology as a form of shared reflection on the reports, aiming to contribute to the transformation of teaching practice. The studies presented here aim to contribute to the implementation of a process of reflective writing of students' evaluation reports, seeking a practice that aligns with the principles of Narrative Documentation of Pedagogical Practices proposed by Daniel Súarez.-
Descrição: dc.description139 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectRelatórios-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectDaily life-
Palavras-chave: dc.subjectReports-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleNas entrelinhas dos relatórios: entre o vivido e o registrado, a prática docente desvelada em um texto que diz do(a) aluno(a), mas também da professora-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.