As formulações do Instituto Votorantim para a educação básica: um estudo sobre o Programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE) no município de Juiz de Fora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Zuleide Simas da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Renata Maldonado da-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Viviane Merlim-
Autor(es): dc.contributorMartins, André Silva-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José dos Santos-
Autor(es): dc.creatorRofino, Marivalda Abigail-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919367-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa está fundamentada no materialismo-histórico-dialético. É resultado de uma investigação sobre o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) desenvolvido na rede municipal de Juiz de Fora – MG, no período de 2016 a 2020, por meio de uma parceria público-privada selada entre a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE/JF) e o Instituto Votorantim. O objetivo foi apreender os interesses do Instituto Votorantim com o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) para a educação municipal de Juiz de Fora - MG. A pesquisa revela que, por meio das parcerias público-privadas o Instituto Votorantim vem disseminando suas formulações na Educação Básica com o fito de controlar e regular a Gestão Escolar. Ademais, face à contrarreforma implantada nos anos de 1990 pelo então governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) via PDRAE e sua continuidade pelos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB) e Jair Bolsonaro (PL) o empresariado reorganizado começou a atuar na educação pública sob o mote de praticar responsabilidade social, mas nos dias que correm tem atuado no campo educacional implantando processos de privatização, mercantilização e financeirização da educação brasileira respaldados por um arcabouço jurídico-normativo previsto na CF/1988 e outras legislações e normativas, sendo a mais recente a BNCC.-
Descrição: dc.descriptionThis research is based on historical-dialectical materialism. It is the result of an investigation into the Partnership for the Valorization of Education Program (PVE) developed in the municipal network of Juiz de Fora - MG, from 2016 to 2020, through a public-private partnership between the Department of Education of Juiz de Fora (SE/JF) and the Votorantim Institute. The objective was to understand the interests of the Votorantim Institute with the Partnership for the Valorization of Education Program (PVE) for the municipal education of Juiz de Fora - MG. The research reveals that, through public-private partnerships, the Votorantim Institute has been disseminating its formulations in Basic Education with the aim of controlling and regulating School Management. Furthermore, in view of the counter-reform implemented in the 1990s by the then government of Fernando Henrique Cardoso (PSDB) via PDRAE and its continuation by the governments of Lula da Silva and Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB) and Jair Bolsonaro (PL), the reorganized business community began to act in public education under the motto of practicing social responsibility, but nowadays it has been acting in the educational field by implementing processes of privatization, commercialization and financialization of Brazilian education supported by a legal-regulatory framework provided for in the CF/1988 and other laws and regulations, the most recent being the BNCC.-
Descrição: dc.description189 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectParcerias público-privadas-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresariado e responsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectParceria público-privada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectJuiz de Fora (MG)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic-private partnerships-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness community and social responsibility-
Título: dc.titleAs formulações do Instituto Votorantim para a educação básica: um estudo sobre o Programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE) no município de Juiz de Fora-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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