Uma proposta para abordar combinatória e pensamento computacional na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColombo, Jones-
Autor(es): dc.contributorColombo, Jones-
Autor(es): dc.contributorDysman, Anne Michelle-
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luana Leão dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919365-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma atividade usando a plataforma de programação Scratch para explorar os fundamentos da Análise Combinatória, ligando-se à importância do pensamento computacional e da aprendizagem criativa na educação. Como metas intermediárias, busca-se compreender o pensamento computacional, criar tarefas que favoreçam seu desenvolvimento, integrá-lo ao currículo de matemática e explorar o uso de tecnologias digitais para promover habilidades alinhadas às demandas do século XXI. A proposta de atividade, utilizando a plataforma Scratch, busca desenvolver tarefas que utilizam os conceitos de programação, com foco nos conceitos básicos da Análise Combinatória. Será avaliada a eficácia da atividade na promoção do pensamento computacional e na compreensão dos fundamentos da Análise Combinatória. Foram analisados o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades específicas e a aplicação prática dos comandos aprendidos na plataforma Scratch. Ao final desta pesquisa qualitativa, busca-se enfatizar a relevância da inclusão de abordagens educacionais diversas como aprendizagem criativa e o uso da linguagem de programação.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes an activity using the Scratch programming platform to explore the fundamentals of Combinatorial Analysis, linking to the importance of computational thinking and creative learning in education. As intermediate goals, we seek to understand computational thinking, create tasks that favor its development, integrate it into the mathematics curriculum and explore the use of digital technologies to promote skills aligned with the demands of the 21st century. The proposed activity, using the Scratch platform, seeks to develop tasks that use programming concepts, focusing on the basic concepts of Combinatorial Analysis. The effectiveness of the activity in promoting computational thinking and understanding the fundamentals of Combinatorial Analysis will be evaluated. Student engagement, the development of specific skills and the practical application of commands learned on the Scratch platform were analyzed. At the end of this qualitative research, we seek to emphasize the relevance of including diverse educational approaches such as creative learning and the use of programming language.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmo-
Palavras-chave: dc.subjectScratch-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmo computacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCombinatorial Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectcomputational Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithm-
Título: dc.titleUma proposta para abordar combinatória e pensamento computacional na escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.