Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabóia, Vera Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2886146961212444 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Sônia Regina de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8543534166970830 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Darlisom Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5657330710281879 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Enéas Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2282552925139090 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santiago, Adriana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0749560160526441 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4604496036790028 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3295755442502687 | - |
Autor(es): dc.creator | Fortini, Rafael Gravina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34424 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919360 | - |
Descrição: dc.description | Estudo sobre a Promoção da Saúde, no contexto da Doença Falciforme, desenvolvido com graduandos negros da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Universidades são ambientes sociais significativos de promoção da saúde e bem-estar de grupos populacionais diversos, entre eles a população negra, o principal público acometido com a Doença Falciforme. Objetivo geral: conhecer a visão de estudantes negros da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, sobre a Doença Falciforme, fundamentada no movimento das Universidades Promotoras da Saúde. Objetivos específicos: analisar a visão desses estudantes sobre a Doença Falciforme; desenvolver ações educativas com esses estudantes, tendo em vista a Promoção da Saúde de pessoas que vivem com Doença Falciforme; discutir a repercussão dessas atividades no que tange à prevenção e ao cuidado da Doença Falciforme. Pesquisa qualitativa, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso e aproximação com a pesquisa-ação. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC-UFF), localizada no município de Niterói/RJ. Os participantes foram estudantes negros do quarto ao décimo período, regularmente matriculados no Curso de Graduação de Enfermagem. Estudo realizado em quatro etapas: 1-Planejamento/Aproximação: levantamento teórico e ajustes metodológicos; 2-Encontro de sensibilização: aplicação da entrevista semiestruturada, com 16 graduandos negros da EEAAC- UFF; 3-Grupo Focal/Técnica da Photovoice: análise da visão dos estudantes sobre a Doença Falciforme; 4-Diálogos sobre práticas educativas: proposição de ações de cuidado e prevenção da Doença Falciforme nesta Escola. Os dados foram processados e organizados pelo software IRAMUTEQ e analisados por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa com aprovação nº 45026321.7.0000.5243/2021. O estudo teve como referencial teórico Paulo Freire e o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Após análise dos resultados, emergiram duas categorias analíticas: Categoria 1 - A visão de graduandos negros sobre a DF: sinais, sintomas e grupo populacional; Categoria 2 - Promoção da Saúde e a Doença Falciforme: entre o fazer e o pensar sobre o fazer. O estudo possibilitou conhecer a visão de estudantes negros da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, sobre a Doença Falciforme, fundamentada no movimento das Universidades Promotoras da Saúde, destacando dificuldades encontradas na assistência de pessoas acometidas por esse agravo. Os achados revelaram a necessidade de implementação de medidas de promoção da saúde, a partir de uma perspectiva dialógica. A abordagem participativa favoreceu trazer à tona a visão dos graduandos sobre a DF, fomentando a reflexão e a crítica, visando superar fragilidades do modelo biomédico. | - |
Descrição: dc.description | Study on Health Promotion, in the context of Sickle Cell Disease, developed with black undergraduate students at the Aurora de Afonso Costa Nursing School at the Fluminense Federal University. Universities are significant social environments for promoting the health and well-being of different population groups, including the black population, the main public affected by Sickle Cell Disease. General objective: to know the view of black students at the Aurora de Afonso Costa Nursing School, at the Fluminense Federal University, on Sickle Cell Disease, based on the movement of Health Promoting Universities. Specific objectives: to analyze these students' views on Sickle Cell Disease; to develop educational activities with these students, with a view to promoting the health of people living with Sickle Cell Disease; discuss the repercussion of these activities regarding the prevention and care of Sickle Cell Disease. Qualitative research, with a participatory approach, of the case study type and approximation with action research. The setting was the Aurora de Afonso Costa Nursing School of the Fluminense Federal University (EEAAC-UFF), located in the city of Niterói/RJ. The participants were black students from the fourth to the tenth period, regularly enrolled in the Nursing Graduation Course. Study carried out in four stages: 1-Planning/Approach: theoretical survey and methodological adjustments; 2-Awareness meeting: application of semi-structured interview, with 16 black undergraduates from EEAAC-UFF; 3-Focus Group/Photovoice Technique: analysis of students' views on Sickle Cell Disease; 4-Dialogues on educational practices: proposing care and prevention actions for Sickle Cell Disease in this School. The data were processed and organized by the IRAMUTEQ software and analyzed using Thematic Content Analysis. Research approved by the Ethics and Research Committee with approval nº 45026321.7.0000.5243/2021. The study had Paulo Freire and Nola Pender's Health Promotion Model as a theoretical framework. After analyzing the results, two analytical categories emerged: Category 1 - The view of black undergraduates on SCD: signs, symptoms and population group; Category 2 - Health Promotion and Sickle Cell Disease: between doing and thinking about doing. The study made it possible to know the view of black students at the Aurora de Afonso Costa Nursing School, at the Fluminense Federal University, on Sickle Cell Disease, based on the movement of Health Promoting Universities, highlighting difficulties encountered in assisting people affected by this grievance. The findings revealed the need to implement health promotion measures from a dialogic perspective. The participatory approach favored bringing to light the students' view of SCD, encouraging reflection and criticism, aiming to overcome fragilities of the biomedical model. | - |
Descrição: dc.description | 196 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doença Falciforme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anemia Falciforme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro ou Afro-Americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sickle Cell Disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Título: dc.title | Promoção da saúde e doença falciforme: o compromisso da universidade com graduandos negros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: